São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nóbrega entorna caldeirão musical

MARCELO NEGROMONTE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Bach e maracatu são alguns dos ingredientes do caldeirão musical "Na Pancada do Ganzá", que Antonio Nóbrega servirá à platéia, hoje, às 18h30, no Instituto Cultural Itaú.
A apresentação faz parte do evento "Imaginário Popular", que termina no dia 10 de agosto.
O ator, bailarino, músico e compositor faz uma "viagem pelos de gêneros musicais brasileiros, basicamente nordestinos, como coco maracatu, frevo e embolada".
Até Bach entrou na roda. O artista recifense faz uma recriação com rabeca e flauta do "Primeiro Movimento de Concerto em Ré Menor para Violinos", do compositor alemão.
O espetáculo estreou há quatro anos, em comemoração ao centenário de nascimento do escritor Mário de Andrade.
"Na Pancada do Ganzá" era o nome dado por Andrade a uma coletânea de toadas e músicas populares que o escritor catalogou durante uma viagem que fez pelo Norte e Nordeste entre 1927 e 1928.
"Coincidentemente são cantigas que eu já conhecia", diz Nóbrega.
"Essas canções devolvem às pessoas um pouco da 'cantarolagem' da música popular brasileira, que pode ser bastante acessível sem ser vulgar."
A apresentação conta com o acompanhamento de seis músicos, que tocam "instrumentos que estão na base orquestral do som brasileiro", como sax, cavaquinho, violino, e claro, o ganzá.
O ganzá é um instrumento cilíndrico feito com folha de flandres com bolinhas de chumbo em seu interior, parecido com um chocalho. "Ele é usado pelos emboladores no Nordeste."
O público também poderá acompanhar o espetáculo com o ganzá, que estará sendo vendido por R$ 2 no local.
Ainda há a "participação especial" do cantador Inácio, que faz um número de repente com Nóbrega. "Isso é uma surpresa do show."
No final, os espectadores são convidados a participar de uma roda de ciranda com os artistas.
Bloco de carnaval
"Na Pancada do Ganzá", além de ser o nome do show e do CD gravado em 96, é o de um bloco de carnaval, que desfila desde o ano passado na avenida Boa Viagem, zona sul do Recife.
"Escolhi Boa Viagem por ser um lugar onde os trios elétricos de música baiana de má qualidade tomaram conta", diz Nóbrega.
No seu bloco, que também tem um trio elétrico, bandas de frevo, coco e maracatu (gêneros típicos pernambucanos) dão o tom do carnaval. "A receptividade está sendo muito boa."
Novo CD
Antonio Nóbrega está terminado de gravar seu novo CD, "Madeira que Cupim Não Rói", nome de uma marcha de blocos do compositor pernambucano Capiba.
"Esse disco, que sai em meados de setembro, é mais autoral e profundo que o anterior".
O show de lançamento está marcado para o dia 18 de setembro, no Canecão, Rio de Janeiro.

Espetáculo: Na Pancada do Ganzá
Quando: hoje, às 18h30
Onde: Instituto Cultural Itaú (av. Paulista, 149, região central, tel. 238-1700) Quanto: grátis

Texto Anterior: Nina Simone
Próximo Texto: "Imaginário Popular"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.