São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jardins no inverno

MARCELO LIMA

Podas de limpeza e boa irrigação preparam as plantas para a primavera
Em países tropicais como o Brasil, o inverno pode muitas vezes passar despercebido para quem observa os jardins da cidade. Apesar da falta de flores, nem todas as espécies perdem suas folhas, e o verde se mantém.
Nessa época, no entanto, a maioria das plantas atravessa uma fase de redução de metabolismo e passa a exigir cuidados especiais para aumentar sua resistência às baixas temperaturas. Limpeza frequente e irrigação adequada são algumas das recomendações dos especialistas para a estação.
Para o paisagista Roberto Riscala, é um erro cuidar dos jardins apenas nas estações mais quentes do ano, quando apresentam maior exuberância e florescimento. "A aparência e o vigor dos jardins na primavera vai depender dos cuidados dispensados às plantas durante o inverno."
Segundo Riscala, em regiões de clima oscilante, como o da cidade de São Paulo, as plantas são afetadas principalmente pelas variações bruscas de temperatura.
"Diante de temperaturas que podem variar de 300C durante o dia, a menos de 100C à noite, é fundamental manter o jardim bem irrigado para evitar que as folhas se queimem", explica.
O crescimento reduzido das plantas nesta fase exige também cuidados específicos para algumas variedades. "É o momento certo de cuidar dos gramados e de executar podas de correção nas árvores e arbustos para direcionar o crescimento", afirma a paisagista Elza Niero.
Segundo Elza, devido à particularidade do inverno brasileiro, algumas espécies de arbustos e árvores, como primaveras, azaléias e ipês, continuam a florescer durante a estação. "Quem começa a cultivar um jardim agora, deve optar por espécies de crescimento mais acelerado, para obter melhores resultados", diz.
ONDE ENCONTRAR:
A Estufa: comercializa produtos para jardinagem e executa serviços de manutenção em jardins residenciais pelo custo médio de R$100 por dia. Rua Wisard, 53, Vila Madalena, zona sudoeste. Tel: 814-2300.
Elza Niero: executa projetos de paisagismo e manutenção de jardins. Rua Gracindo de Sá, 57, casa 1, Jardim Europa, zona sudoeste. Tel: 853-3945.
Jardinatto Paisagismo: dirigida pelo paisagista Roberto Riscala, a empresa executa projetos, comercializa acessórios e faz manutenção em jardins residenciais, por R$200 ao dia. Av. Nove de Julho, 4458, Jardins, zona sudoeste. Tel: 852-2765.

Texto Anterior: Aprendendo a beber
Próximo Texto: Cuidados especiais na estação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.