São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Berços seguros ou armadilhas?

IZABELA MOI

Saiba como escolher o melhor para o seu bebê
Quando for comprar o berço, mais importante que o preço ou o estilo do móvel, é importante levar em conta a segurança para o bebê.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), em dezembro de 96, avaliou as oito marcas mais encontradas no Rio e em São Paulo. Apenas uma obteve "bom" no item segurança e nenhuma alcançou o "muito bom" (veja quadro).
Algumas características devem ser observadas antes de escolher um berço. O móvel não deve ter projeções de cantos ou protuberâncias, farpas ou beiradas afiadas, para que as roupas do bebê não fiquem presas ou ele se machuque.
Confira se as grades laterais estão bem presas e se o espaço entre elas não é maior que 6 cm, para evitar que a criança prenda braços e pernas. A distância entre o colchão e a grade não pode ser inferior a 20 cm, se o estrado está levantado, e inferior a 50 cm, na posição mais baixa. Isso dificulta a queda dos bebês.
O suporte do colchão deve estar preso ao berço. Verifique o tamanho do colchão e sua firmeza, para evitar riscos de sufocamento. Evite materiais cuja pintura possa descascar e intoxicar o bebê.
Entre os modelos de berços "ruins", o da empresa Madecenter já foi retirado do mercado. Já as empresas Grobe e a Rodial afirmam já terem feito modificações para se adequarem às normas.

Texto Anterior: ÚTEIS E FÚTEIS
Próximo Texto: a morte para a criança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.