São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sacolejando em Mauá

ANA CRISTINA PESSINI; TATIANA REZENDE

Deixe seu lado hippie em casa e vá aproveitar as cachoeiras e piscinas naturais da serra da Mantiqueira
POR ANA CRISTINA PESSINI E TATIANA REZENDE
Se você acha que o sonho não acabou, que ainda é possível arrastar sua sandalinha de couro por aí e viver em "paz e amor", não vá a Visconde de Mauá. Antigo reduto hippie nas décadas de 60 e 70, hoje a região é mais visitada por casais em lua-de-mel e turmas de jovens que procuram aventura e um contato mais estreito com a natureza.
Três povoados formam a região: Maringá, Maromba e a vila Visconde de Mauá. Incrustada entre três cidades -Resende, Itatiaia e Bocaina de Minas- e em plena serra da Mantiqueira, Mauá, como costuma ser chamada, está a 1.200 metros de altitude.
O principal atrativo é a paisagem natural -uma combinação de montanhas e vales cortados pelo rio Preto, que percorre todos os vilarejos. O mesmo rio, que serve de divisa para três Estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), é também a "fonte" da maior parte da diversão. Forma cachoeiras, poções e inspira a prática de esportes radicais, como o rapel (descida do topo de uma pedra, cachoeira ou montanha, com uma corda presa ao corpo).
A aventura começa com a própria estrada de acesso ao local. São 33 km em uma estreita, sinuosa e rochosa estrada de terra, que pode fazer com que os menos aventureiros desistam do passeio. No entanto, a visão que se tem da serra da Mantiqueira -coberta por uma área remanescente de Mata Atlântica- compensa os percalços do caminho.
O terreno acidentado ainda persiste nos caminhos que levam aos pontos turísticos de Mauá. Por isso, aconselha-se que caminhadas e trilhas sejam percorridas a pé ou com automóveis resistentes, como um jipe com tração nas quatro rodas. A Gute's Ecological Ride, por exemplo, utiliza veículos militares -jipes e caminhões- adaptados para atender aos turistas nos passeios.
A cachoeira do Escorrega é um desses pontos. Localizada na estrada Maringá-Maromba, é a mais tradicional da região e um dos locais mais procurados para a prática do rapel. É também um convite a um mergulho diferente: existe até os que descem de pé os cerca de 15 metros de queda na água gelada.
Já o poção de Maromba, que fica no caminho para a Escorrega, é uma espécie de precipício formado por várias piscinas naturais: algumas delas rasas, resultado da água represada entre as pedras, e outra bem profunda, daí o nome de "poção". Como o acesso às piscinas é feito por meio de uma trilha íngreme, chega-se a um patamar (na verdade uma grande pedra), que serve de trampolim para os turistas que não temem grandes alturas. A queda é de, aproximadamente, 10 m.
Para o pessoal mais tranquilo, a opção é a cachoeira de Santa Clara. Nada de grandes quedas d'água, saltos de grandes altitudes ou escorregadores naturais. Lá, curtir a natureza e aproveitar o sol deitado nas pedras é a dica para quem vai com a família.

ONDE ENCONTRAR Gute's Ecological Ride - Estrada Maringá-Maromba, km 7, tels. (0243) 87-1390 e 87-1125. Internet: http://www.a3.com/alpina. CLAP (Criatividade e Lazer Programado): oferece pacotes para grupos para Visconde de Mauá. Reservas e informações pelos tels. 011-813-6464 e 814-8042.

Texto Anterior: O nó Windsor
Próximo Texto: Seleção de embriões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.