São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Próximo Texto | Índice

Marcas de grife aderem ao franchising

CLEBER MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

Benetton, Ellus, Forum, G, Hugo Boss, Maria Bonita e Zoomp.
Parece desfile do MorumbiFashion Brasil ou do Phytoervas Fashion, mas é a lista de confecções que estão investindo em franquias.
As grifes são diferentes, mas a tendência predominante é a mesma: trocar a simples revenda pelas lojas franqueadas da marca.
Assim como boa parte dos modelos que produzem, as franquias de grifes custam geralmente caro.
Quem quer abrir uma loja não assina o contrato com a maioria dessas marcas sem desembolsar pelo menos R$ 100 mil. Algumas, no entanto, preferem não informar os custos para negociar caso a caso (veja quadro abaixo).
Muitas delas já desfilam números vistosos no franchising. A italiana Benetton conta 138 franqueados no país. A Zoomp já passou dos 60. A Ellus tem 56 lojas do tipo.
A recordista United Colors of Benetton desembarcou no país em 1984 e começou com pequenas lojas. Hoje a prioridade já é investir em unidades com mais de 300 m².
"Estamos crescendo num ritmo de 15% ao ano", diz Mauro Voltolina, diretor comercial, que veio da Itália para trabalhar no Brasil.
A empresa de Luciano Benetton, famosa pelas campanhas ousadas de publicidade, só tem duas lojas próprias no país. A rede brasileira vende cerca de 1,8 milhão de peças por ano, principalmente malhas.
"O franchising é um bom negócio, para franqueador e franqueado. O volume de vendas cresce muito", afirma Paulo Cortez, gerente nacional de vendas da Ellus.
Segundo ele, o faturamento da confecção decolou com o Plano Real, em 1994, e vem crescendo mais de 30% ao ano desde então. "A previsão é aumentar 50% neste ano em relação a 1996", afirma.
A rede planeja chegar a 59 unidades franqueadas até o final do ano. Somente seis são próprias. A grife também fornece produtos para cerca de 400 lojas multimarcas.
As roupas masculinas da Hugo Boss são outras que estão indo parar nos cabides de franqueados.
A grife alemã, que está desde 1989 no país, já inaugurou 30 unidades. "Nossa meta é abrir cinco lojas ao ano", diz Francisco Paixão Jr., responsável pelo franchising.
A empresa não possui nenhuma loja própria nos 80 países em que atua. "A marca sempre quis se concentrar na produção das peças, deixando as vendas para os revendedores e os franqueados", diz.
A Hugo Boss do Brasil foi comandada pelo piloto Émerson Fittipaldi até 1995, quando ele vendeu o controle acionário para a matriz.
A Bunny's fez o caminho inverso do escolhido pela Hugo Boss. Primeiro, cresceu com lojas próprias para depois abrir franquias. Hoje tem 78 próprias e 10 franquias.
"Estamos nos concentrando na abertura de franquias", conta Vera Milliet, responsável pela área. A previsão da rede, que começou em 1975 revendendo jeans Levi's, é fechar 1997 com mais dez franquias.

LEIA MAIS sobre moda na pág. 6-14

Próximo Texto: Marcas de grife aderem ao franchising
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.