São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marcas de grife aderem ao franchising

CLEBER MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

Benetton, Ellus, Forum, G, Hugo Boss, Maria Bonita, Zoomp. Parece desfile de moda, mas são as empresas que investem em franquias.
As grifes são diferentes, mas a tendência predominante é a mesma: trocar a simples revenda pelas lojas franqueadas da marca.
Assim como boa parte dos modelos que produzem, as franquias de grifes custam geralmente caro.
Quem quer abrir uma loja não assina o contrato sem desembolsar pelo menos R$ 100 mil. Algumas, no entanto, não informam custos.
Muitas já desfilam números vistosos no setor. A italiana Benetton conta 138 franqueados no país. A Zoomp passou dos 60. A Ellus, 56.
A recordista United Colors of Benetton chegou em 1984, com pequenas lojas. Hoje, investe em unidades com mais de 300 m².
"Estamos crescendo num ritmo de 15% ao ano", diz Mauro Voltolina, diretor comercial, que veio da Itália para trabalhar no Brasil.
A empresa de Luciano Benetton só tem duas lojas próprias no país. A rede brasileira vende cerca de 1,8 milhão de peças por ano.
"O franchising é um bom negócio, para franqueador e franqueado. O volume de vendas cresce muito", afirma Paulo Cortez, gerente nacional de vendas da Ellus.
Segundo ele, seu faturamento decolou com o Plano Real, em 1994, e vem crescendo mais de 30% ao ano. "A previsão é aumentar 50% neste ano em relação a 1996."
A rede planeja chegar a 59 franquias até o fim do ano. Só seis são próprias. A grife fornece ainda peças para 400 lojas multimarcas.
As roupas masculinas da Hugo Boss são outras que estão indo para os cabides de franqueados. A marca alemã, que chegou em 1989, tem 30 lojas. "Vamos abrir cinco lojas ao ano", diz Francisco Paixão Jr., responsável pelo franchising.
A empresa não possui nenhuma loja própria nos 80 países em que atua. "A marca sempre quis se concentrar na produção." A marca no Brasil foi comandada por Emerson Fittipaldi até 1995.
A Bunny's fez o caminho inverso. Cresceu com lojas próprias para depois abrir franquias. Hoje tem 78 próprias e 10 franqueadas, afirma Vera Milliet, responsável pela área. A previsão da rede, que começou em 1975 revendendo jeans Levi's, é fechar 1997 com mais dez franquias.

LEIA MAIS sobre moda na pág. 9-14

Texto Anterior: Marcas de grife aderem ao franchising
Próximo Texto: SP ganha o 1º shopping exclusivo para lojistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.