São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997 |
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Marcas de grife aderem ao franchising
CLEBER MARTINS
As grifes são diferentes, mas a tendência predominante é a mesma: trocar a simples revenda pelas lojas franqueadas da marca. Assim como boa parte dos modelos que produzem, as franquias de grifes custam geralmente caro. Quem quer abrir uma loja não assina o contrato sem desembolsar pelo menos R$ 100 mil. Algumas, no entanto, não informam custos. Muitas já desfilam números vistosos no setor. A italiana Benetton conta 138 franqueados no país. A Zoomp passou dos 60. A Ellus, 56. A recordista United Colors of Benetton chegou em 1984, com pequenas lojas. Hoje, investe em unidades com mais de 300 m². "Estamos crescendo num ritmo de 15% ao ano", diz Mauro Voltolina, diretor comercial, que veio da Itália para trabalhar no Brasil. A empresa de Luciano Benetton só tem duas lojas próprias no país. A rede brasileira vende cerca de 1,8 milhão de peças por ano. "O franchising é um bom negócio, para franqueador e franqueado. O volume de vendas cresce muito", afirma Paulo Cortez, gerente nacional de vendas da Ellus. Segundo ele, seu faturamento decolou com o Plano Real, em 1994, e vem crescendo mais de 30% ao ano. "A previsão é aumentar 50% neste ano em relação a 1996." A rede planeja chegar a 59 franquias até o fim do ano. Só seis são próprias. A grife fornece ainda peças para 400 lojas multimarcas. As roupas masculinas da Hugo Boss são outras que estão indo para os cabides de franqueados. A marca alemã, que chegou em 1989, tem 30 lojas. "Vamos abrir cinco lojas ao ano", diz Francisco Paixão Jr., responsável pelo franchising. A empresa não possui nenhuma loja própria nos 80 países em que atua. "A marca sempre quis se concentrar na produção." A marca no Brasil foi comandada por Emerson Fittipaldi até 1995. A Bunny's fez o caminho inverso. Cresceu com lojas próprias para depois abrir franquias. Hoje tem 78 próprias e 10 franqueadas, afirma Vera Milliet, responsável pela área. A previsão da rede, que começou em 1975 revendendo jeans Levi's, é fechar 1997 com mais dez franquias. LEIA MAIS sobre moda na pág. 9-14 Texto Anterior: Marcas de grife aderem ao franchising Próximo Texto: SP ganha o 1º shopping exclusivo para lojistas Índice |
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