São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
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Lacoste quer 'morder' mais mercado

DA REPORTAGEM LOCAL

A grife do crocodilo está ampliando seu sistema de franquias no país. O réptil é a marca registrada da Lacoste, grife francesa que tem 50 franquias no Brasil e planeja chegar a 60 no próximo ano.
A grande alavanca para o crescimento da rede é o comércio de camisas pólo. Pudera. Foi a grife que inventou o modelo, nos anos 30.
A idéia de criar a pólo partiu do tenista francês René Lacoste (1904-1996), que não gostava de jogar com camisas convencionais, que dificultavam a transpiração.
"Quando ele passou a ganhar destaque, a imprensa o apelidou de 'Le Crocodile', por seu estilo 'selvagem' de jogar. Então, decidiu bordar a imagem do bicho na camisa", conta Antônio Monteiro, 50, diretor da Paramount, que detém o uso da marca no país.
O sucesso nas quadras foi a jogada certa para que a pólo com o crocodilo virasse produto comercial. Em 1933, o tenista se tornou empresário e lançou a grife.
Hoje a Lacoste faz 15 milhões de unidades dessas camisas por ano, no mundo -250 mil só no Brasil-, com preço médio de R$ 65.
A marca francesa calcula faturar mais de US$ 700 milhões nos 84 países onde a grife está presente.
Apesar de a camisa pólo ser a "número um do ranking", a marca optou por diversificar a linha de produtos, que atualmente são cerca de 150, todos esportivos.
"A grande novidade são os jeans, que vão ser lançados em setembro", conta Monteiro. Outra mudança incorporada pela grife é a ampliação da coleção feminina.
A estratégia de expansão da grife no Brasil começou com o sistema de franchising em 1990. Nos últimos dois anos, foram abertas 21 novas lojas, em 20 Estados.
Também há uma rede de distribuição dos produtos via lojas multimarcas, que são cerca de 140.
Segundo a Paramount, o Brasil é o país com maior número de lojas da Lacoste na América Latina e o terceiro no mundo, perdendo para a Coréia do Sul e a Espanha, mas ganhando até do mercado francês.
O investimento em uma franquia da Lacoste fica em US$ 100 mil, sem o ponto comercial.

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