São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
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406 tem desempenho comportado

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O Peugeot 406 Sedan ST atrai mais quem está do lado de fora do que quem senta ao volante. Seu preço -US$ 34,5 mil- e suas linhas -modernas para um modelo francês- dão a impressão de que se trata de um carro com muito luxo no interior e com boa dose de esportividade.
Ao abrir a porta e sentar ao volante, a impressão vai embora. O painel, de linhas conservadoras, é muito simples.
Além disso, os números obtidos pelo carro durante o teste feito pela Folha e pelo Instituto Mauá de Tecnologia mostram um desempenho apenas comportado.
No entanto a simplicidade e a falta de luxo do interior são compensadas pelo conforto dos bancos, pela funcionalidade do painel e pelo amplo espaço para o motorista e quatro passageiros.
Se o conjunto motor/câmbio não oferece esportividade, proporciona uma dirigibilidade bastante agradável, principalmente para os menos apressados.
Para alcançar os 100 km/h, o 406 precisou de 11,59 segundos. Outros carros da categoria, também com motor 2.0 de 16 válvulas, usaram menos de 11 segundos.
Para ir dos 40 km/h aos 120 km/h, foram necessários 16,53 segundos. O Ford Mondeo 2.0 16V precisou de 15,14 segundos.
Apesar de os números deixarem a desejar, o motorista do 406 não tem do que se queixar em relação ao desempenho na cidade.
O motor de 135 cavalos é forte em baixas rotações, dando respostas imediatas aos toques no acelerador. O rendimento cai em rotações elevadas e nas trocas de marcha, devido aos engates longos.
Mas, para quem não busca ganhar segundos na troca de marcha, o câmbio oferece engates precisos e bem escalonados. Falta, no entanto, um pouco de maciez.
Outro destaque é a estabilidade. O 406 faz curvas fechadas e velozes sem reclamar e com segurança.

LEIA MAIS sobre o Peugeot 406 Sedam na pág. 6-2

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