São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997 |
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CARTAS * "Comprei um Tempra 8V, ano 93, a gasolina. Tenho notado que, na primeira partida do dia, o motor não tem uma marcha-lenta 'redondinha'. Mesmo acelerando, o motor 'engasga'. Levei o carro a várias concessionárias e não descobriram o problema." José Castelani Filho (Severinia, SP) Resposta Segundo o mecânico Luiz Yoshimura, os sintomas mencionados são típicos de motor com funcionamento muito pobre. O proprietário deve verificar a calibragem, o nível da bóia do carburador e possíveis entradas falsas de ar. Ele recomenda que o leitor procure uma oficina especializada que possua equipamentos de diagnóstico de motor e análise de gás infravermelho, para que possa ser feita uma boa regulagem no motor. * "Sou revendedora de combustíveis, e um cliente reclamou da diferença na quantidade abastecida (69,2 litros) no tanque do seu Escort Ghia, ano 89, enquanto o manual indica capacidade de 65 litros. Essa variação é possível?" Gisele S. Tapparo Ito (São José do Rio Preto, SP) Resposta A Ford recomenda que a capacidade de combustível expressa no manual do proprietário seja obedecida, devendo o abastecimento ser interrompido imediatamente na primeira parada automática da bomba de combustível. Segundo a montadora, se o frentista forçar o abastecimento com o reservatório já cheio, o combustível irá encher também o reservatório destinado à expansão de gases -existente no interior do tanque de combustível-, o que não é recomendado. * "Na revisão dos 10.000 km do meu Mille EP 96, informei que o carro apresentava ruído no painel e câmbio, oscilação no ponteiro do marcador de combustível e consumo elevado e, ainda, que o ar-condicionado prejudicava o desempenho do carro. Depois de três dias, resolveram o problema do combustível e do ar-condicionado, mas os outros dependiam de peças que a oficina não tinha. Sugeriram que eu retirasse o carro enquanto aguardava as peças. Contatei o serviço de atendimento ao cliente e a montadora pediu que eu aguardasse. Até hoje, o serviço não foi executado." Ana Merzel Kernkraut (São Paulo, SP) Resposta A Fiat informou que o serviço no veículo foi realizado pela concessionária Al Car e o carro entregue à cliente no dia 7 de julho. A leitora informou que o serviço foi parcialmente concluído. Segundo ela, o velocímetro e o marcador de combustível continuam com defeito e uma peça ainda não foi substituída. * "Comprei um Corsa Sedan GL, ano 97, em janeiro, na concessionária Cevel. Com 122 dias de uso, o carro apresentou problemas na parte mecânica, na fechadura e na pintura. Levei o veículo à revenda apresentando ruídos na dianteira, mas o problema não foi resolvido. Entrei em contato com a montadora e até hoje o problema persiste." Claudia Regina Sanches Ribeirinho (Jaboticabal, SP) Resposta A General Motors informou que o veículo foi vistoriado e teve os problemas reparados. A montadora disse ainda que o ruído reclamado pela cliente, na barra estabilizadora, está sendo analisado pela área técnica. A leitora informou que a peça já foi trocada quatro vezes. Na última vez, há 15 dias, o defeito parecia solucionado. * "Comprei um Gol CL 1.6, a álcool, em agosto de 93. Às vezes, o carro desliga-se no trânsito e, pela manhã, mesmo com muita insistência, não funciona. Em todas as revisões mencionei o problema, que não foi solucionado." Marli P. Nogueira (São Paulo, SP) Resposta A Volkswagen recomenda que a leitora apresente o veículo ao gerente de serviços de uma concessionária. Após avaliação, a montadora poderá orientá-la. * "Comprei um Tipo, ano 95, em setembro de 96, na revenda Torino. Ao retirar o veículo, a vendedora disse que a documentação estava com o despachante e que eu só poderia pegar o carro depois de uma semana. Somente consegui retirar a documentação em fevereiro. A revenda garantiu que as despesas seriam por sua conta. Só que paguei R$ 180 e, desde março, tento receber de volta essa quantia." Marcelo Giovani Costa (São José dos Campos, SP) Resposta A Fiat informou que, no dia 19 de junho, a Torino fez um acordo com o leitor e vai devolver o valor gasto na documentação. * "Comprei um Escort GLX, na concessionária Pisa, em dezembro. Enviei toda a documentação solicitada para a emissão do cartão de crédito Ford Assistence Bradesco-Visa, mas já se passaram seis meses e não o recebi." Jacinto Soares Di Sabatino Guimarães (Divinópolis, MG) Resposta A Ford informou que contatou a administradora, que está regularizando a situação do cliente. O leitor disse que enviou novamente a documentação. A nova previsão de entrega é de 30 dias. * "Gostaria de saber se o novo Escort (importado da Argentina) vai ser reestilizado para ficar igual ao europeu." Alexandre Rigaud Pessoa Júnior (Recife, PE) Resposta A Ford informou que o atual Escort é igual ao modelo comercializado na Europa. O carro comercializado no Mercosul passou por uma 'tropicalização'. O motor foi adaptado à gasolina brasileira, além de ter acessórios diferentes. Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção. Texto Anterior: Aparelho checa carro em cinco minutos Próximo Texto: Peruas têm fila de espera de até 30 dias Índice |
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