São Paulo, sábado, 2 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peça revela face desconhecida de Anchieta

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

No quarto centenário da morte de José de Anchieta, uma peça de teatro traz à tona um novo retrato do padre jesuíta.
"José - De Beata Virgine Dei Matre Marie", que estréia hoje, no Centro Cultural, é um monólogo de 50 minutos que despe o mito Anchieta para revelar um homem cheio de inquietudes.
Além de catequizar os índios, José de Anchieta foi o precursor do teatro brasileiro.
"Ele trouxe o teatro para o Brasil para poder se comunicar com os índios. Pouco se fala de Anchieta porque ele ainda é um personagem visto com muito preconceito", afirmou Roberto Audio, diretor do espetáculo.
A peça sintetiza a pesquisa que o ator Luiz Mário Vicente vem realizando há quatro anos sobre a vida do padre. "Luiz Mário me passou o material de pesquisa que tinha e propus que fizéssemos uma abordagem mais emocional. Afinal de contas, um homem como o Anchieta, que escreveu 5.000 versos, passou por estados de consciência alterados", disse Audio. "É preciso entender o homem para então chegarmos ao mito", afirmou o diretor.
O espetáculo retrata momentos que antecedem a morte de Anchieta, quando ele faz reflexões sobre sua vida. "Ele questiona até a sua vinda ao Brasil para catequizar os índios."
Entre as lembranças, perpassam a sua prisão entre os tamoios, o poema à Virgem Maria, a tentação do sexo e o medo da morte. A partir de setembro, a peça será apresentada em Portugal e nas Ilhas Canárias (Espanha), local onde nasceu José de Anchieta. (DR)
Peça: José - De Beata Virgine Dei Matre Marie
Texto: Marcos Cesana
Direção: Roberto Audio
Com: Luiz Mário Vicente
Quando: estréia hoje, às 21h30; de qui a sáb, às 21h30, dom, às 20h30
Onde: CCSP - sala Paulo Emílio (r. Vergueiro, 1.000, tel. 011/277-3611)
Quanto: R$ 12

Texto Anterior: Caio Pagano já emprestou seu Steinway
Próximo Texto: Mostra traz espetáculos montados em sindicatos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.