São Paulo, domingo, 3 de agosto de 1997
Próximo Texto | Índice

Negócio da China; Evolução das espécies; Sabedoria católica; Preocupação de estadista; Sem espaço para todos; Mídia garantida; Resistência peemedebista; Gente fina; Previsão oficial; Gênios incompatíveis; Pedindo demais; E é só o começo; Divisão no ninho; Nova bandeira

Negócio da China
Ganha força a tese de divisão da Companhia Vale do Rio Doce, recém-privatizada. Razão: só a subsidiária Docegeo, com a descoberta de novas jazidas, valeria mais de R$ 2 bilhões.

Evolução das espécies
O número de casamentos religiosos na conservadora arquidiocese carioca da Igreja Católica caiu de 23.041 em 76 para 8.408 no ano passado. Na progressista seção paulistana, a redução foi de 21.530 para 12.069.

Sabedoria católica
Do padre Fernando Altemeyer Jr., da Arquidiocese de São Paulo, sobre a crescente diminuição do número de casamentos: "Casamento hoje em dia é como a avenida Paulista. Começa no (bairro do) Paraíso e termina na (rua da) Consolação".

Preocupação de estadista
Outra briguinha já começa a ganhar corpo entre PFL e PSDB. Sonhando em presidir a Câmara em 99, os líderes Inocêncio Oliveira e Aécio Neves disputam quase no tapa o crescimento de suas bancadas nas eleições de 98.

Sem espaço para todos
O PMDB, que tem o atual presidente da Câmara, Michel Temer, já está correndo atrás do prejuízo para não perder a direção da Casa para PFL ou PSDB em 99. Vai entrar forte na disputar por deputados federais.

Mídia garantida
Paulo Maluf disse a amigos que deve retornar ao Brasil até quinta ou sexta-feira. Além da pizza na CPI dos Precatórios, o pepebista enfrentará outro escândalo: venda suspeita de frangos de empresa de familiares seus para a Prefeitura de São Paulo.

Resistência peemedebista
A idéia do Planalto de mudar o regimento da Câmara para evitar nova desfiguração na reforma da Previdência foi mal recebida no PMDB. Há preocupação com avaria na imagem de Temer, presidente da Casa.

Gente fina
Indiciado pela PF por suspeita de corrupção e afastado da chefia da Polícia Rodoviária Federal da Bahia, Alderico Ferreira pode retornar ao posto na terça. É quando termina o prazo de 120 dias de afastamento, se o Ministério da Justiça não agir.

Previsão oficial
Segundo o TRE, 89 cidades paulistas deverão ter votação eletrônica em 98. São os municípios com mais de 40 mil habitantes. Em 96, o voto eletrônico funcionou em 13 cidades do Estado.

Gênios incompatíveis
O prognóstico mais otimista da Articulação mostra que a tendência de Lula e de Zé Dirceu deverá ter 55% dos delegados do Encontro Nacional contra 45% da esquerda. Repetição de 94: dois grupos remando para lados opostos na mesma canoa e, provavelmente, afundando juntos.

Pedindo demais
Um cacique petista diz que a única saída para Lula ter o controle do PT em 98 é rachar com a esquerda, forçando parte dela a sair do partido. Mas Lula, afirma, precisaria deixar de ser omisso e tomar atitude ousada.

E é só o começo
A manobra do PT gaúcho para afastar Brizola de Lula é apenas mais um dos lances que a esquerda petista pode dar para atrapalhar as alianças que o cacique deseja em 98. Mesmo que ela perca a presidência da sigla.

Divisão no ninho
Os tucanos paulistas querem que o partido brigue pela relatoria da Comissão Especial da Segurança Pública. Os mineiros preferem o projeto de Antonio Kandir que cria o SFI (Sistema Financeiro Imobiliário).

Nova bandeira
O desemprego deixou de ser o fantasma número um nas fábricas. A maior preocupação é com a reforma da Previdência. "É a única coisa que pode desembocar em greve geral", diz Paulinho, da Força Sindical.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Arlindo Chinaglia (PT-SP), sobre o presidente da Fiesp, Carlos Eduardo Moreira Ferreira, que pretende ser candidato a deputado federal, aparecer com destaque no horário nobre da TV em propaganda assinada pela entidade e pelo sistema Sesi/Senai:
- O discurso mudou. Falam de globalização, incriminam o funcionalismo e criticam o tamanho do Estado. Mas a prática continua a mesma. Usam a máquina financiada com o dinheiro dos trabalhadores.

Próximo Texto: Hospitalidade janista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.