São Paulo, domingo, 3 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Ando com lupa atrás de emprego'

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de sete anos como chefe do departamento de comércio de uma das maiores indústrias de transformação do país, Luiz Carlos Ferreira de Jesus, 41, foi vítima de uma reengenharia (redução dos níveis hierárquicos) em 1995.
Ficou procurando emprego durante um ano para ocupar cargos parecidos com o que exercia na última empresa. "Pensei que, por ter uma experiência de 22 anos, teria um grande valor no mercado."
Sem sucesso, resolveu abrir um negócio, enquanto continuava à procura de um emprego. A loja de café e pão de queijo, em São Paulo, já completou um ano e meio.
"Estou ganhando bem menos do que antes, e o faturamento mensal deste ano é ainda menor do que o de 96, em cerca de 30%."
Durante esse período, continuou enviando currículos. "Mas, desde julho passado, tenho andado com lupa atrás de um emprego."
Jesus se diz "bastante assustado" com a situação do mercado de trabalho: "Não pensei que a dificuldade seria tão grande em função das minhas qualificações".
Existem muitos obstáculos para um ex-microempresário, diz dele, mas o maior é a idade. "A concorrência é grande. E os jovens, na visão dos empregadores, podem oferecer mais trabalho por um salário menor."
Quando arranjar emprego, ele pretende deixar a loja na mão de sua mulher. "Estamos ganhando muito pouco, não dá para ficar só com a loja. Preciso muito conseguir um emprego seguro."

Texto Anterior: 'Acho que a idade começa a pesar'
Próximo Texto: Há vagas de italiano no ABCD e em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.