São Paulo, domingo, 3 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criador morreu há 75 anos

CLAUDIA ROSSI
DO BANCO DE DADOS

Alexander Graham Bell não podia imaginar quando morreu, há 75 anos, que o mercado mundial de telecomunicações estaria hoje estimado em US$ 600 bilhões.
Nascido em 3 de março de 1847 em Edimburgo (Escócia), Graham Bell pertencia a uma família de renome no campo da correção da fala e treinamento de surdos-mudos.
Em 1872, já morando nos EUA, fundou uma escola de aperfeiçoamento de professores surdos-mudos e lecionou na Universidade de Boston.
Desenvolveu formas de ensinar pessoas surdas a falar. Nas horas vagas, Graham Bell dedicava-se a experiências no campo da eletricidade, telegrafia e telefonia, tendo Thomas Watson como ajudante. Numa delas, aprimorando o telégrafo, nasceu o projeto do telefone.
Em 1876, patenteou o primeiro telefone em Boston, duas horas antes de Elisha Gray ter feito pedido igual para um aparelho semelhante em Chicago.
A simultaneidade gerou uma batalha jurídica da qual ele saiu vencedor. A invenção só ficou famosa em 1878 numa exposição em Paris, quando foi usada pela primeira vez por D. Pedro 2º. Ele foi também o fundador da AT&T, gigante do setor.

Texto Anterior: Linha comum mantém queda
Próximo Texto: Lojista encontra novidades na feira de brinquedos em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.