São Paulo, quarta-feira, 6 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Custo de vida sobe 0,55% em julho

Alta afeta mais as famílias de baixa renda

CLÁUDIA PIRES
DA REPORTAGEM LOCAL

O ICV (Índice de Custo de Vida) subiu 0,55% no mês de julho no município de São Paulo, segundo divulgou ontem o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos).
No mês anterior, o ICV-Dieese ficou em 0,99%. O resultado do mês passado representa recuo de 0,44 ponto percentual sobre junho.
Ela afirma que as famílias mais pobres -com rendimento médio mensal de R$ 377,49- foram as mais prejudicadas pelo aumento do custo de vida no período.
A alta do ICV para essas famílias foi de 0,70% em julho, contra 1,17% do mês anterior.
Entre os grupos pesquisados pelo Dieese, os que mais exerceram pressão sobre o índice foram os de habitação (1,51%), transporte (0,81%) e saúde (0,87%).
Já os setores de vestuário e educação e leitura apresentaram queda em julho (-0,63% e -0,25%, respectivamente).
No ano, o índice aponta alta de 5,82%. A variação anual foi de 6,73%.
A coordenadora também afirma que a tendência das taxas é convergir para que haja uma estabilidade dos preços. "No mês passado, a alta no setor de transportes teve muito peso sobre o índice. De agora em diante, essas taxas devem ser mais estáveis."
Entre os preços que devem continuar subindo, Cornélia destaca os da indústria de remédios. Os preços dos medicamentos e produtos farmacêuticos subiram 0,96% em julho e já acumulam alta de 10,09% neste ano.

Texto Anterior: Comércio já sente retração nas vendas
Próximo Texto: Novo sistema imobiliário será votado na terça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.