São Paulo, quinta-feira, 7 de agosto de 1997
Próximo Texto | Índice

Qual a escola ideal para sua criança?

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Escola ideal, que sirva para todos, não existe. Cada família tem seus valores, e cada criança, uma personalidade.
Maior ou menor ênfase no conteúdo, rigor ou liberdade na disciplina, arte ou tecnologia -pais e mães devem definir o que querem para o próprio filho antes de fazer a escolha.
Neste mês, escolas particulares abrem a temporada de visitas, para mostrar como trabalham e o que consideram mais importante para a formação de seus alunos. Em setembro, já começam os testes e as matrículas.
Para auxiliar a escolha da pré-escola e do 1º grau, momentos em que as crianças iniciam a aprendizagem escolar, a Folha visitou mais de 20 escolas da cidade de São Paulo.
Quase todas elas se dizem construtivistas, mas essa é apenas uma das linhas pedagógicas que influenciaram o ensino brasileiro.
Este caderno também discute a idade adequada para o primeiro contato com língua estrangeira e informática, além de ilustrar como deve ser uma sala de aula, do ponto de vista físico e pedagógico, segundo a recomendação da Secretaria da Educação e de especialistas.
A decisão final sobre qual escola deve levar em conta fatores que vão desde as expectativas sobre o futuro profissional da criança até a própria capacidade financeira de bancar o estudo.
A Folha mostra ainda que a escola pública, quando conta com investimento do governo e participação dos pais, obtém bons resultados.

Próximo Texto: Métodos pedagógicos diversos se cruzam no ensino brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.