São Paulo, quinta-feira, 7 de agosto de 1997
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OS 12 DILEMAS DA ESCOLHA

- LOCALIZAÇÃO
DISTANTE
Às vezes as melhores escolas não estão próximas de casa. Há que se avaliar se a qualidade vale o trânsito. Há o recurso das peruas, mas elas representam um gasto a mais.
PRÓXIMA
É vantajoso escolher uma escola próxima de casa. O trânsito de São Paulo é estressante para as crianças e consome tempo dos pais.

- TIPO DE ESCOLA
PARTICULAR
A boa educação custa caro. Quanto mais coordenadores a escola tiver, por exemplo, melhor tende a ser sua qualidade de ensino e maior a sua mensalidade. Às vezes, a escola pública é melhor do que uma particular barata. Escolas comunitárias ou religiosas em geral oferecem bolsas ou descontos para alunos.
PÚBLICA
A maior parte das escolas públicas oferece ensino de mediano para fraco. Mas a vantagem da escola pública é que ela faz parte de um sistema que, hoje, está recebendo atenção especial do governo e da sociedade (que paga impostos). Professores estão sendo reciclados e há novos materiais. Com o dinheiro que sobra, dá para suplementar a educação.

- ALUNOS POR SALA
MUITOS
Ter muitos estudantes na sala (na rede pública são 35) diminui a possibilidade de o professor dar uma atenção mais individualizada, especialmente em séries iniciais. Por outro lado, a diversidade de alunos enriquece o trabalho da turma. E a mensalidade tende a ser mais barata.
POUCOS
Turmas com 16 a 20 alunos favorecem o trabalho individualizado e, especialmente para os mais novos, criam um ambiente mais familiar. A partir da 5ª série, um ambiente desses, muito familiar, pode ser visto pelo jovem adolescente como "opressivo".

- INFRA-ESTRUTURA
VARIADA
A boa infra-estrutura depende, entre outras coisas, da idade da criança. Evidentemente, quanto maior a infra-estrutura (biblioteca, laboratórios, quadras), melhor para o aluno. Em informática, a escola ideal tem computadores na sala de aula. Crianças criadas em apartamentos são beneficiadas por um espaço escolar amplo.
BÁSICA
Biblioteca é uma obrigação. Espaços para esportes, também. Computadores são importantes, mas não servem para nada se a escola não tiver um projeto pedagógico para sua utilização. A partir da 5ª série, quando as crianças começam a buscar uma certa individualidade, mesmo uma infra-estrutura básica deve oferecer espaços para isso.

- LÍNGUA ESTRANGEIRA
DESDE CEDO
Quanto mais jovem, mais fácil é aprender uma língua estrangeira. Mesmo aos 2 ou 3 anos de idade já dá para trabalhar uma segunda língua com brincadeiras e canções. Alguns defendem que isso atrapalha a alfabetização.
MAIS TARDE
Aos 10 anos já começa a ser mais difícil aprender uma segunda língua. Mas o problema é não sobrecarregar a criança de atividades, especialmente quando a escola é em um turno.

- DISCIPLINA
RÍGIDA
Limites claramente definidos, impostos pela escola (como ter de usar uniforme e não poder chegar atrasado à aula) podem ajudar o aluno a se organizar. Mas não vale a pena buscar na escola a autoridade que não se tem em casa.
CENTRADA NO ALUNO
Há colégios em que a ênfase na responsabilidade individual é muito maior do que a imposição de regras da própria instituição. As normas de convivência e disciplina tendem a ser estabelecidas em comum acordo com os alunos.

- RELIGIÃO
RELIGIOSA
Se a religião é um valor importante para a família, há escolas onde isso perpassa todo o currículo dos alunos.
LAICA
A maioria das escolas não oferece religião no currículo. A Constituição determina que as escolas públicas devem manter aulas de religião, embora a frequência não seja obrigatória.

- CONTINUIDADE
ESCOLAS DIFERENTES
Pode haver perto de casa uma escola de pré a 4ª série e outra de 5ª em diante, o que favorece a mudança. Muitas escolas que só vão até a 4ª série têm acordos para mandar alunos para outras, e assim evitar os vestibulinhos.
MESMA ESCOLA
É favorável para a criança estudar mais tempo no mesmo lugar. Nas particulares, a alfabetização começa na pré-escola e tem continuidade nas primeiras séries do 1º grau. Nessa fase não vale a pena mudar. Da 4ª para a 5ª série, a mudança é mais tranquila, mas pode implicar vestibulinho.

- DATA DE FUNDAÇÃO
TRADICIONAL
Escolas com mais idade em geral têm seu modelo pedagógico mais consolidado e professores mais experientes. Mas vale lembrar que qualquer escola tem seus altos e baixos. Escolas tradicionais em geral levam mais tempo para incorporar inovações pedagógicas.
NOVA
Escolas novas têm uma efervescência especial. Em geral os profissionais estão muitos motivados e há bastante debate pedagógico. Isso é bom para os alunos, que recebem uma atenção individualizada. Mas há o risco de ocorrerem erros ou surgirem lacunas na formação.

- ÊNFASE CURRICULAR
APRENDIZAGEM
Há escolas que dão mais ênfase no desenvolvimento das capacidades de aprendizagem do aluno - especialmente até a 5ª série. Preferem ensinar a ler, a escrever e a raciocinar, antes de enfatizar conteúdos específicos.
CONTEÚDOS
Algumas escolas priorizam desde cedo os conteúdos que as crianças têm que aprender. Por exemplo, há instituições que têm professor de ciência desde a 1ª série do 1º grau ou que introduzem língua estrangeira desde cedo.

- TAMANHO
PEQUENA
Escolas menores tendem a dar um atendimento mais individualizado para os estudantes e a serem mais acolhedoras para as crianças mais novas. Mas essas escolas podem custar mais caro, para manter a qualidade.
GRANDE
Escolas com muitos alunos têm mais público e dinheiro e por isso conseguem organizar muitas atividades extracurriculares (de teatro a robótica). Redes de escolas particulares em geral padronizam a qualidade com apostilas e treinamento para professores. Pode haver perda na atenção individualizada.

- PROFESSORES
NOVOS
Professores jovens em geral têm mais energia para trabalhar com crianças e mais disposição para mudar seu jeito de trabalhar diante de inovações pedagógicas. Mas exigem um acompanhamento intenso de formação em serviço.
EXPERIENTES
Ter um quadro docente de mais idade indica, a princípio, melhor formação e experiência dos professores. Mas também pode representar dificuldade de introduzir inovações. Formação contínua é obrigatória para todos.

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