São Paulo, quinta-feira, 7 de agosto de 1997
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Combine fatores na hora de decidir a escola

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Não há uma fórmula infalível. A escolha da escola certa para o seu filho depende de uma série de fatores, que devem ser combinados.
A Folha ouviu professores, pedagogos, diretores de escolas e pais de alunos para levantar quais são os pontos fundamentais que devem ser levados em conta na hora de definir a educação. A opção vai depender essencialmente dos valores da família e das características individuais de cada filho.
Os 12 tópicos citados no quadro ao lado tentam deixar mais claro aos pais sobre quais questões eles terão de se posicionar antes de fazer a escolha.
Não há dúvida que o fator mais importante para a qualidade de ensino é o quadro de professores e coordenadores. São eles que vão estar no dia-a-dia com a criança.
A melhor fonte para dar essas informações são pais que já tiveram filhos na escola. "Não adianta conversar só com a orientadora. Ela é vendedora de um produto", afirma o psiquiatra e consultor de escolas Içami Tiba.
Nas grandes cidades, a localização também é um fator essencial na escolha. "Não dá para atravessar a cidade todos os dias", diz a educadora Monique Deheinzelin.
Deve-se visitar o maior número possível de escolas -de preferência com a criança, que é quem vai passar boa parte de sua infância no lugar. São essas visitas que vão permitir distinguir diferenças entre as instituições.
Durante a visita, use os cinco sentidos. Tem barulho de criança? É limpa? É um lugar gostoso de ficar? Se possível, observe o lugar em horários diferentes. Como é o recreio? Quem cuida das crianças? como elas interagem entre si?
"Tem que olhar o espaço", diz Maria Thereza Cappi, da Escola Caravelas. "O espaço físico reflete o projeto pedagógico", afirma Sônia Barreira, da Escola da Vila.
Uma escola pode enfatizar a organização. Outra, a produção artística da criança -e com isso pode parecer bagunçada para alguns. "O pai tem que se sentir bem na escola, se não vai haver um descompasso na forma de ver o mundo", diz a educadora Telma Weisz, que hoje forma professores.
A vontade do filho também é essencial. "Às vezes o sonho de escola dos pais não bate com a criança", diz a educadora Maria Malta Campos.
"É preciso conhecer e respeitar a forma da criança e buscar escolas que trabalhem bem com isso", afirma Deheinzelin.
"É importante considerar que uma escola pode ser boa para um filho e ruim para outro. Tem que admitir que os filhos são diferentes entre si. Não precisa pôr na mesma escola", diz Içami Tiba.
(FR)

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