São Paulo, quinta-feira, 7 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ginecologista deu 1º socorro

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O médico ginecologista Osvaldo Tanil, de São Paulo, foi o primeiro a atender Tiemi Kurita, uma hora após o avião da Korean Airlines decolar de Los Angeles (EUA), onde fez uma escala, procedente do Japão.
Tanil se apresentou à tripulação depois que o serviço de som do avião perguntou se havia um médico entre os passageiros.
O ginecologista disse que Tiemi Kurita estava sentada em uma cadeira na classe econômica, semiconsciente, com 40 graus de febre e começando a ter convulsões.
Segundo Tanil, ela foi mantida deitada no corredor do avião e medicada com anticonvulsivos, analgésicos e oxigênio. "Fiquei duas horas e meia de joelhos, segurando a cabeça dela com um tubo de oxigênio nas mãos", disse.
Doença pulmonar
A suspeita dos médicos é que ela tivesse alguma doença pulmonar devido à febre alta e porque a ausculta (escuta dos ruídos produzidos pelo organismo) indicava pulmões muito congestionados. Existia ainda a suspeita de meningite.
Segundo ele, quando os medicamentos começaram a se esgotar, os médicos decidiram pedir ao comandante do avião que fizesse um pouso de emergência, porque Tiemi Kurita não resistiria às cerca de oito horas de viagem que restavam até a chegada ao Brasil.
Tanil afirmou ter recebido de Marcelo Nakasako a informação de que a mulher já não se encontrava bem quando embarcou no Japão. "Essa moça não poderia ter voado", disse.
Na chegada ao México, uma ambulância já aguardava na pista do aeroporto a fim de fazer a remoção da passageira para o hospital.
(FS)

Texto Anterior: Campanha tenta trazer dekasseguis de volta
Próximo Texto: Perueiros protestam por quase 16 horas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.