São Paulo, quinta-feira, 7 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tyson 'imita' ex-presidentes americanos

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um ex-assessor de dois ex-presidentes dos Estados Unidos, Sig Rogich, 52, é o mais novo integrante da equipe de Mike Tyson.
A função de Rogich é restaurar a imagem do ex-campeão mundial, deteriorada pelas mordidas aplicadas nas orelhas de Evander Holyfield, em 28 de junho.
Rogich trabalhou para Ronald Reagan, presidente entre 1980 a 88, desde o primeiro ano do mandato. Como diretor de marketing, em 84, criou os comerciais da campanha do republicano à reeleição.
Ele também foi diretor de comunicações do sucessor de Reagan, George Bush, presidente de 1988 a 92.
Hesitação
Chamado para cuidar da imagem de Tyson após o incidente da mordida, Rogich confessa que hesitou em aceitar. Embora tenha presidido a Comissão Atlética de Nevada no início da década de 80, nunca havia trabalhado como profissional de marketing de atletas.
"No início estava inseguro. Mas fiquei tranquilo ao perceber que estavam dispostos a seguir minhas orientações", revela.
O pedido de desculpas (pelas mordidas), apresentado publicamente pelo ex-campeão, foi redigido por Rogich.
Também aconselhado por Rogich, Tyson faltou à audiência da Comissão Atlética do Estado de Nevada, que culminou com a cassação de sua licença para lutar.
"Aquela não era a melhor ocasião para que ele se apresentasse", diz Rogich, lembrando que devido ao elevado número de curiosos presentes à reunião, o risco de tumulto era grande.
"Mas respeitamos a comissão e, mais tarde, em um momento mais oportuno, ele comparecerá."
Sobre a programação de Tyson para os próximos meses, Rogich prefere manter segredo. "Temos várias atividades programadas, mas não posso adiantar nada."
Ao ser questionado sobre a participação de Tyson em futuros eventos beneficentes, Rogich ressaltou as qualidades de seu cliente.
"Tyson já participa de várias ações de caridade, mas pouca gente sabe. É hora do mundo tomar conhecimento do que ele tem feito para ajudar outras pessoas", disse.
Seriedade
Ironicamente, quando exerceu a presidência da Comissão Atlética do Estado de Nevada, Rogich teve alguns atritos com Don King, que é o empresário de Tyson.
"Discutimos algumas vezes por causa de indicação de juízes, jurados, esse tipo de coisa que acontece entre a comissão e empresários", lembra. "Fiquei surpreso quando King me ofereceu o serviço (com Tyson). Acho que fui escolhido porque sabem que sou um profissional sério."

Texto Anterior: Argentinos decretam fim da greve e retomam campeonato
Próximo Texto: Biografias prejudicam imagem de lutador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.