São Paulo, quinta-feira, 7 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deu branco na minha cabeça, como sempre

DAVID DREW ZINGG
EM SAMPA

"E se tudo for uma ilusão e não existir nada? Nesse caso, tenho certeza: paguei caro demais por meu tapete." Woody Allen

Está sendo frustrante sentar para escrever esta coluna, hoje. É como tentar dar a partida num carro cujo tanque de gasolina está vazio.
Uma amiga minha, Lisa Napoli, diz que tentar decorar uma folha em branco com palavras é como estar naquela cena de "Esperando Godot":
Vladimir: Bem, vamos?
Estragon: Sim, vamos.
(Eles não se movem.)
O que tio Dave precisa, nos momentos de horror paralítico total como este, banhados em suor gelado, é chupar a partida de outra bateria, como, por exemplo, algum simpático filósofo fácil de usar.
É uma idéia legal. Vamos sair à cata de um pensador profundo e estimulante. Vamos aquecer a Internet e sair surfando até um site chamado "The Existencialism Hideaway" (Esconderijo do Existencialismo).
(Sabe, Joãozinho, a World Wide Web realmente é a melhor amiga de qualquer garotão. Você começa com Bianca's Smut Shack -o galpão de sacanagem da Bianca- e em apenas três cliques já está lidando com o mundo dos pensadores de cérebro grande.)
Esqueci de lhe dizer: não estou inventando tudo isto. A página "The Existencialism Hideaway" tem até uma pequena introdução.
Ela diz: "Infelizmente, alguns desses artigos estão escritos em finlandês, já que a língua materna de cada um é obviamente seu melhor meio de expressar-se com clareza. Devido à falta de tempo e esforço, as traduções não vão sair no futuro próximo".
Tudo bem, amigo, todo mundo no Brasil lê finlandês como segunda língua. Não esquenta, cara.
Vejamos o que os existencialistas têm a oferecer a tio Dave em matéria de grandes idéias para a coluna desta semana:
Tuuleen kirjoitettu
(Escrito no Vento -Um ensaio fictício sobre a natureza da morte existencialista, que gira poeticamente em torno de uma vida inexistente após a morte, etc. De Mikael Siirilã. Idioma: finlandês.)
Valaise kasvosi. En nãe yhtããn mitããn!!!!!
Mutta olemassaolo jatkoi:
Minã olen totuus: syntymã ja kuolema, alku ja loppu. Suutele minua niin huulesi jããtyvãt. Lyõ niin kãtesi murtuu. Peitã minut kirjaillulla huovalla niin ettet sokeudu silmistãni etkã tunne lãheisyydestãni pelkoa ja kuvotusta.
Ihminen ei nãhnyt edessããn kuin paksua pimeyttã. Olemassaolo nauroi jossakin kaukana. Ihminen puristi kiviã kãsissããn, paiskasi ne ããntã kohden. Hãn rojahti polvillensa ja itki sydãmensã kyllyydestã.
Totisesti, 1+1=2, minã olen olemassa.
Uau! Gostei, gostei mesmo.
Especialmente aquela parte do "Totisesti, 1+1=2".
Já estou sentindo minhas sinapses nucleoidais subtérmicas começando a amornar sob o calor intelectual de nosso pensador profundo finlandês, você não?
Finalmente achamos uma idéia para a coluna!
Adesivos Finlandeses
Geralmente, tio Dave leva apenas uns oito dias para escrever sua coluna semanal para este grande jornal, o que significa que, até o final do século 20, estarei devendo à Folha mais do que ela hoje me paga.
(Estou dando esses detalhes apenas para explicar quão duro eu trabalho para redigir seu material de leitura educativa, caro leitor.)
Reflita sobre isso quando você ler o teor dos seguintes adesivos, laboriosamente traduzidos do original finlandês por seu fiel Dingo Dave, linguista de renome mundial.
-Adoro gatos.. Eles têm sabor igual a frango.
-Está na hora de colocar um pouco de cloro no pool genético.
-Lá no topo você se sente só, mas come melhor.
-Esqueça a Paz Mundial... Em Vez disso, Pense em Usar seu Pisca-Pisca!
-Me dê ambiguidade, ou me dê outra coisa.
-Muito engraçado, Scotty. Agora mande esse raio me devolver minha roupa.
Como você pode ver, a filosofia é coisa meio difícil de encarar enquanto se toma um café morno.
Quando mais pensamos, mais nada vemos pela frente.
Jean-Paul Baby
A frase acima citada saiu de um livro grosso e repleto de imagens desvairadas. Jean-Paul Sartre o escreveu.
O livro se chama "O Ser e o Nada". Ele contém poucas dicas para o Velho Hacker de Colunas Dave neste seu momento de maior necessidade, mas você tem que admitir que adoraria ter inventado o título.
Também é uma imagem espelhada de como estou me sentindo neste momento, mas isso é outra questão -afinal, estávamos falando nos gigantes do pensamento.
Jean-Paul Baby era uma figura e tanto na PFPG -a Paris dos Filósofos do Pós-Guerra.
Ele conhecia a poeta intelectual Alice B. Toklas como inventora de uma receita que a imortalizou -o doce de haxixe. Toklas deixou Sartre verde de inveja. Ele sentiu que não seria um filósofo completo até que também tivesse escrito um livro de receitas.
Como grande furo jornalístico, ofereci a você alguns trechos dos "diários inéditos" de Sartre, numa coluna anterior. Os diários revelaram um jovem Sartre obcecado não com o vazio, mas com comida.
Aparentemente, Sartre, antes de descobrir a filosofia, nutrira esperanças de escrever "um livro de receitas que vai acabar para sempre com todos os pré-conceitos referentes ao sabor".
Vamos observar essa mente gigante debatendo-se com as complexidades da culinária.
7 de outubro
Hoje modifiquei minha receita de omelete mais uma vez. Enquanto minhas tentativas anteriores expressavam minha própria amargura, ao leitor comunicavam apenas mal-estar.
Numa tentativa de atingir a burguesia, fixei dois ovos fritos sobre meus olhos com fita crepe e caminhei pelas ruas de Paris durante uma hora. Topei com Camus no Select. Ele me chamou de "dork patético" e me mandou "ir para casa e lavar o rosto".
Indignado, derramei uma tigela de "bouillabaisse" em seu colo. Ele se enfureceu e, tomando um canudo embrulhado em papel, arrancou uma ponta do papel e soprou pelo canudo, atirando o papel contra meu olho.
Gritei: "Ai! Seu p...!". Me ergui de um salto, amaldiçoando-o e tapando o olho com a mão, e fugi.
12 de outubro
Meu olho está inflamado. Odeio Camus.
21 de novembro
Camus entrou no restaurante hoje. Ele não sabia que eu estava na cozinha.
Antes de lhe enviar o prato, cuspi em sua sopa.
"Sic semper tyrannis."

Tradução de Clara Allain

Texto Anterior: Evento promove simpósios
Próximo Texto: OASIS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.