São Paulo, quinta-feira, 7 de agosto de 1997
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Cidade dos EUA quer vender engarrafada a água da torneira

Houston quer aproveitar crescimento do mercado

DAVID USBORNE
DO "THE INDEPENDENT", DE NOVA YORK

A população de Houston (Texas, sul dos EUA) pode ter mais uma marca de água à disposição. O nome ainda não foi escolhido, mas a fonte, sim: as torneiras da cidade.
Impressionado com o grande crescimento do mercado de água engarrafada no país -dobrou em tamanho nos últimos dez anos-, a administração da cidade está estudando pegar a água dos reservatórios municipais, colocá-la em vasilhas plásticas e vendê-la.
Não importa que os consumidores terão de pagar até US$ 1 por uma quantidade de água engarrafada que custaria menos de um décimo de centavo se saísse da torneira de suas casas.
Gary Hemphell, analista da empresa Beverage Marketing, diz que não está surpreso com uma idéia que à primeira vista pode parecer desrespeitosa. Em 1996, aponta ele, as vendas de água em pequenas garrafas cresceu 22% nos país. "Esse segmento (do mercado) está pegando fogo."
Mas, enquanto marcas como Evian vendem principalmente por causa do apelo da origem da água, é difícil imaginar como Houston vai fazer vender um produto tão inatural quanto água quimicamente tratada. "Pode ser muito difícil", afirma Hemphell.
Mas o entusiasmo do governo municipal não deve se deixar abater. "Notamos que, por qualquer que seja a razão, as pessoas hoje em dia querem que sua água saia de garrafas", disse ao "The New York Times" Dan Jones, vice-diretor de serviços públicos da cidade. "E temos uma água especialmente boa, em relação à de outras cidades."

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