São Paulo, quinta-feira, 7 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe mapeia DNA da bactéria da úlcera

RICARDO BONALUME NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Uma equipe internacional de 42 cientistas desvendou o código genético completo -o "genoma"- da bactéria que causa a úlcera péptica, segundo estudo publicado na edição de hoje da revista "Nature". A bactéria Helicobacter pylori está presente no aparelho digestivo de quase metade da população mundial, embora nem sempre cause a doença.
Desvendar o código genético é descobrir a sequência das bases químicas pelas quais ele é escrito. Elas estão em pares na molécula do código, o DNA (ácido desoxirribonucléico). O genoma da bactéria tem 1.667.867 pares de bases.
A úlcera péptica tem esse nome porque ela ocorre em locais -como o esôfago, o estômago e o duodeno- que são expostos à ação combinada do ácido clorídrico e da enzima pepsina. O estudo permitirá aos cientistas entender a capacidade da bactéria de resistir à altíssima acidez do estômago.
O estudo mostra que uma grande parte do genoma está ligado à produção de proteínas de membrana celular. Para sobreviver ao ácido e enganar o sistema de defesa do organismo, a bactéria tem de ter uma membrana muito eficaz.
A partir de 1984 foi provado que era essa bactéria a causa da úlcera péptica. Antes, a doença era atribuída à produção em excesso de ácido causada pelo estresse. Hoje o tratamento é baseado na erradicação da Helicobacter pylori por antibióticos. A sequência do DNA da bactéria pode ser vista na Internet no endereço http://www.tigr.org/ tdb/mdb/hpdb/hpdb.html.

Texto Anterior: Parente de vítima perdeu marido em vôo da empresa
Próximo Texto: Remédio antidroga é possível, diz estudo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.