São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
Texto Anterior | Índice

EUA podem ter parque temático religioso

THOMAS MOORE
DA "REUTER", EM LAS VEGAS

Caminhe com Jesus e presencie pasmo a ressurreição de Lázaro.
Um grupo de investidores de Holywood acha que o público já enjoou de parques temáticos de Mickey Mouse e está pronto para aventuras mais espirituais.
Seja bem-vindo à "Terra Santa", parque que pode abrir seus portões em Mesquite, Estado de Nevada, a menos de uma hora de carro de Las Vegas. Tudo depende de a cidade aprovar o plano. O parque temático está orçado em US$ 1,1 bilhão.
"Estamos tentando reconstruir a Bíblia", diz Daxx Edder, presidente da Quorum International, empresa que encabeça o projeto. "A idéia é criar um documento histórico que as pessoas poderão explorar em vez de ler. Agora só precisamos do lugar. Temos o dinheiro", afirma Edder.
Carl Godfrey, um consultor financeiro contratado pela Quorum, nega que o parque de 1.200 hectares vá ter uma estátua de Jesus do tamanho de um prédio de 33 andares, que poderia ser explorada por dentro.
"Pensamos em atrações como uma recriação da abertura do mar Vermelho. Você entra num vagão e o atravessa, como eles fazem no parque dos estúdios Universal".
Além disso, a empresa planeja recriações de passagens da Bíblia em realidade virtual, hologramas, teatros e estátuas.
E naturalmente haverá espaço para outras religiões: uma réplica de mesquita e de um templo xintoísta, por exemplo.
Pat Leary, vigário-geral da diocese de Las Vegas, diz não ver problemas com o parque "Terra Santa", desde que tudo seja feito com bom gosto. "Se ajuda as pessoas, se faz com que elas tenham um entendimento mais profundo da fé ou de Cristo, tudo bem. Não há nada de errado nisso."

Texto Anterior: Noruegueses detestam ricos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.