São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Noruegueses detestam ricos

The Wall Street Journal
de Nova York

DO "THE WALL STREET JOURNAL"

Steinar Heyerdall construiu um deck para tomar sol em sua casa de verão, planeja fazer um caminho pavimentado até a porta da frente e uma piscina nos fundos, diz o jornal.
"Não há nada de errado com um pouco de conforto", explica o contador de 50 anos, que, recentemente, instalou água quente encanada em sua cabana.
"Bem, talvez não haja em lugares de férias de verão como Hamptons, em Nova York, e na Côte d'Azur. Mas na austera Noruega as palavras férias e conforto não são sinônimos", comenta o "Wall Street".
"Os ricos podem ser bem vulgares", disse ao diário Brit Henriksen. Ela chegou a pedir a Heyerdall que diminuísse um metro de seu deck porque ela e seu marido podiam vê-lo de sua cabana, um pouco abaixo da de Heyerdall na mesma ilha na costa norueguesa.
A cabana dos Henriksen não tem luz, telefone ou água encanada. Como a maioria dos noruegueses, eles não são pobres, diz o jornal.
"Na verdade, a Noruega está nadando em dinheiro por causa do mercado de petróleo. Mas em um país em que a simplicidade e a frugalidade são virtudes cultivadas, demonstrações de riqueza são vistas com suspeição", relata o "Wall Street".
A controvérsia das cabanas de verão começou em março, quando Kjell Rokke, um milionário de 38 anos, comprou uma ilha no fiorde de Oslo e decidiu construir uma luxuosa casa lá.
O jornal "Dagbladet" chamou-o de "rico nojento" e publicou uma lista de seus bens de luxo, descendo aos detalhes de dar as medidas do quartos, relata o diário.
A coisa chegou à política. Um parlamentar propôs projeto de lei limitando o tamanho das cabanas de verão em 180 m2. Outro sugeriu a demolição de casas que impeçam ou atrapalhem o acesso ao mar.
Os sindicatos criticam um novo estilo de vida na Noruega: o daqueles que têm iates de luxo, dirigem em alta velocidade e põem cercas em volta das propriedades.
Segundo o jornal, os noruegueses defendem a austeridade porque não foram sempre prósperos. "Antes da descoberta de petróleo, há 20 anos, apenas umas pouca famílias eram ricas. O resto era basicamente composto de fazendeiros e pescadores".

Texto Anterior: Berlim tenta voltar a ser a 'capital gay'
Próximo Texto: EUA podem ter parque temático religioso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.