São Paulo, quinta-feira, 14 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Murilo Mendes foi amigo de Szenes e Silva

AUGUSTO MASSI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Murilo Mendes foi amigo do casal
A exposição "Retratos", que explora com delicadeza a relação afetiva e pictórica do casal Arpad Szenes e Vieira da Silva, poderia se enriquecer, caso fosse acrescida da série de retratos que ambos realizaram de Murilo Mendes e Maria da Saudade Cortesão Mendes.
O registro dessa amizade está na coleção particular de Murilo, em Juiz de Fora, que abriga uma série bastante significativa de trabalhos, em diferentes técnicas, por meio dos quais Arpad e Vieira se debruçam sobre o casal amigo.
Trata-se de um diálogo raro, construído à base de espelhamentos e reverberações.
Os casais permaneceram ligados graças aos profundos vínculos que os reuniram desde a primeira vez: as raízes lusitanas, o exílio político e os interesses artísticos.
É preciso destacar a colaboração entre Murilo e Vieira, que, convidada pelo poeta brasileiro, projetou a capa de três de seus livros: "As metamorfoses" (1944), "Mundo Enigma" (1945) e "Discípulo de Emaús" (1945).
Retribuição
O poeta brasileiro retribuiu com três textos: "Maria Helena Vieira da Silva", incluído em "As metamorfoses"; "Vieira da Silva", que consta de "Retratos Relâmpagos", 1ª série (1973); e, o mais misterioso deles,"Harpa- Sofá", publicado em "Mundo Enigma".
Inspirado num guache de Vieira da Silva que hoje pertence à coleção de Gilberto Chateaubriand, o poema multiplica seus mistérios e desafia qualquer interpretação.
"Harpa-sofá" sintetiza de forma emblemática a sua concepção poética de Murilo: "A existência do enigma tende a aumentar o campo da realidade".
A pintura poética de Vieira da Silva e a poesia pictórica de Murilo sinalizam para um matrimônio entre o visível e o invisível.

Texto Anterior: Obsessão de casal preenche museu
Próximo Texto: Camargo reaparece em escala reduzida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.