São Paulo, sábado, 16 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caiapós libertam reféns no sul do PA

Eles reivindicam a posse da área

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Índios caiapós do sul do Pará libertaram anteontem à noite quatro funcionários da fazenda Fortaleza, em São Félix do Xingu, que eram mantidos como reféns desde o último sábado, quando os caiapós invadiram a área.
A Fortaleza faz fronteira com a reserva caiapó em São Félix (680 km a sudoeste de Belém). Os índios afirmam que a área fora invadida por fazendeiros, mas pertence aos caiapós.
Segundo o chefe do departamento de Patrimônio Indígena da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Brasília, Antônio Neto, quatro técnicos da Funai de Brasília e o administrador de Redenção (1.000 km ao sul de Belém), Pedro Tabor, negociaram com os índios a libertação dos funcionários.
Os técnicos e os índios, que estão armados com espingardas de caça, permanecem na área. "Vamos fazer o levantamento da fazenda, para avaliar a reivindicação dos caiapós", disse Neto à Agência Folha.
Segundo Neto, não há tensão na fazenda e a equipe tem 15 dias para "levantar a situação histórica, fundiária e antropológica da área".

Texto Anterior: Segurança morre em emboscada
Próximo Texto: Revista aumenta cachê de sem-terra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.