São Paulo, sábado, 16 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo pode levar a novo exame de fetos

DA REDAÇÃO

Pesquisadores britânicos e italianos anunciaram ontem que é possível por meio de exames de sangue de gestantes diagnosticar com segurança e rapidez anormalidades genéticas dos fetos em desenvolvimento, como a síndrome de Down e outros distúrbios.
A detecção desses distúrbios, segundo os cientistas, pode ser feita por meio de análises do DNA de células sanguíneas dos fetos em formação, que estão presentes no sangue de suas mães, segundo estudo publicado na última edição da revista médica britânica "The Lancet".
Atualmente, os distúrbios genéticos de fetos são detectados por meio de técnicas invasivas e de alto risco, baseadas principalmente na análise do líquido amniótico presente no útero durante a gestação.
O estudo anunciado possibilitará testes não-invasivos como alternativa para esse tipo de exames, segundo James Wainscoat, do Hospital John Radcliffe, de Oxford, no Reino Unido.
O DNA, ou ácido desoxirribonucléico, é encontrado no núcleo das células e contém toda a informação genética do organismo a que elas pertencem. O estudo se baseou em análises genéticas de células sanguíneas de 43 gestantes.

Texto Anterior: Pesquisa sugere teste para câncer no início
Próximo Texto: Tripulantes fazem vôo em torno da Mir
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.