São Paulo, sábado, 16 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tripulantes fazem vôo em torno da Mir

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os tripulantes da Mir circundaram a estação espacial em uma cápsula Soiuz, para avaliar danos causados pelo choque com uma nave de carga em 25 de junho. O início dos consertos está marcado para a semana que vem.
Durante o vôo, o astronauta norte-americano de origem britânica Michael Foale filmou o módulo Spektr, onde estão os principais danos. A Soiuz desatracou de um lado da Mir, para atracar cerca de uma hora depois ao lado oposto.
Eles atracaram perto do módulo danificado para que possam escapar rapidamente se algo sair errado durante os reparos.
O diretor da missão, Vladimir Soloviov, informou que Foale não identificou nenhum buraco no módulo Spektr, mas que o filme será analisado cuidadosamente.
O módulo, atualmente selado, será aberto na quarta-feira pelos dois cosmonautas russos na Mir, o comandante Anatoli Soloviov e o engenheiro Pavel Vinogradov.
O objetivo dessa operação é conectar os cabos dos painéis solares do Spektr, assim restaurando o suprimento de energia da Mir.
Desde o acidente de junho, a Mir vem operando com baixas reservas de energia. Vários instrumentos científicos foram desativados para economizá-las.
O comandante anterior, Vassili Tsibliev, e o engenheiro Alexander Lazutkin retornaram anteontem à Terra depois de seis meses na Mir.

Texto Anterior: Estudo pode levar a novo exame de fetos
Próximo Texto: Julgado alemão que quis extorquir empresa; Peru decide suspender denúncia contra juíza; General russo diz que cortes vão gerar crise; Justiça sérvia derruba decisão da presidente; Dez mortos em atentado na Colômbia; EUA não vão julgar morte na fronteira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.