São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 1997
Texto Anterior | Índice

Motta cobra eficiência na administração

FREDERICO VASCONCELOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O inferno astral que os dirigentes da EBCT estão vivendo foi ativado, curiosamente, por dona Conceição, a empregada do ministro das Comunicações, Sérgio Motta.
Em seminário interno sobre controle de qualidade na estatal, Motta cobrou eficiência da administração, citando que os Correios não conseguem entregar uma carta no bairro onde mora dona Conceição, na periferia de São Paulo.
Motta tocou num dos pontos nevrálgicos dos Correios, pois é a localização das agências, mais próximas da população nos vários recantos do país, o que explicaria a confiabilidade popular.
Essa fidelidade é maior nas classes B, C e D, segundo o Listening Post, pesquisa de opinião divulgada em abril último pela agência Standard Ogilvy & Mather.
O fenômeno é confirmado pela Pesquisa FIA/USP (Fundação Instituto de Administração, da Universidade de São Paulo): 94% dos entrevistados consideram que os Correios "prestam bons serviços". Para 92% da população, a imagem dos correios é superior à de instituições como família, bombeiros, exército e igreja.
O mesmo observou o Gallup este ano: 79% dos consultados colocam a imagem dos Correios acima da de apresentadores de TV.
Os maiores clientes institucionais dos Correios são os bancos, que evitam comentar o desempenho da estatal. Chamou a atenção do Listening Post a baixa confiabilidade manifestada pela população de Salvador (BA), que foi de 38%, enquanto em Belo Horizonte (MG) a aprovação alcançou 77%.
Propaganda
Para manter a popularidade elevada, os Correios investem fortemente em propaganda: a empresa está abrindo licitação para contratação de agência de publicidade, prevendo uma verba de R$ 45 milhões para este ano.
O patrocínio da natação foi o espaço ocupado pelos Correios quando outras estatais já haviam associado suas marcas a outras modalidades de esporte. Em 96, a escola de samba paulista "Rosas de Ouro" recebeu dinheiro da estatal para desfilar com enredo sobre a história dos Correios.
(FV)

Texto Anterior: TCU constata irregularidades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.