São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 1997
Próximo Texto | Índice

Homenagem a Betinho 1; Homenagem a Betinho 2; "Punk's not dead"; Rap e consciência; "Escuta aqui"; Influência Hemp; Trekker x trekker

Cartas passadas movem o debate de hoje, com trekkers, Planet e Álvaro no centro da berlinda; Betinho recebe homenagens

Homenagem a Betinho 1
"O Brasil perde um grande homem, um homem que merece para sempre ter seu nome registrado em nossa rica história. Morreu Herbert de Souza, o irmão do Henfil. Ele lutou por cada um de nós e entregou sua vida ao bem-estar social. Se nós, jovens, choramos um dia por Senna, pelos Mamonas, choremos agora em dobro pela perda desse nobre sociólogo, que mais do que qualquer um lutou pelo nosso futuro.
Agora, depende de nós, como jovens e cidadãos, levar adiante o ideal de solidariedade, amor e fraternidade, regando, nas ruas, escolas, em casa, essa muda tão bonita que nosso amigo nos deixou. Salve, salve Betinho!"
Henrique Lobello (Campinas, SP, via e-mail)

Homenagem a Betinho 2
"Estou escrevendo para fazer uma homenagem ao sociólogo Betinho. Ele lutou pela justiça social, pela paz e contra a fome; teve coragem de expor seus ideais, brigou por eles e conseguiu conquistar e sensibilizar as pessoas, mas, principalmente, deu um significado para a palavra cidadania.
Vamos nos unir e continuar sua obra, ajudar os famintos, prosseguir com suas campanhas! Se queremos um país melhor, devemos agir; não podemos esperar que as soluções caiam do céu ou colocar a culpa no governo. Como cidadãos, devemos 'arregaçar as mangas' e trabalhar!
Que ele sirva de exemplo para nossa geração, que todo seu esforço não tenha sido em vão!"
Camila Andrade Tavares, 15 (Piraí, RJ, via e-mail)

"Punk's not dead"
"Gostaria de parabenizar o amigo Felipe Madureira de Sousa (edição de 11/8) por ser uma pessoa tão jovem com uma visão tão ampla de mundo, o que muitos adultos não possuem. Mas, para ser um conformado a menos no mundo, não é a idade que importa, mas, sim, a cabeça. Nessa apatia em que os jovens estão afundados, saúdo o amigo. E viva a anarquia!
FHC é uma farsa, e reeleição é um absurdo maior ainda. Abra os olhos, pessoal! Um abração a todos que estão militando em todo o mundo e combatendo o sistema. Punk's not dead! Faço um zine. Aos interessados, escrevam para r. Itapogipe, 121, CEP 07195-220, Guarulhos, SP. Ou ainda: vanes@uol.com.br."
Márcia Gutierrez de Oliveira, 18 (Guarulhos, SP, via e-mail)

Rap e consciência
"Quando li a mensagem de Igor Feital (11/8) a respeito do desaparecimento dos maiores festivais de rock, decidi dizer a ele o seguinte. Se esses festivais não ocorreram por falta de patrocínio, os festivais de rap não ocorreram porque o rap é música de atitude, que fala dos problemas da periferia, do povo, da legalização como luta etc. Não há mídia porque todos têm medo da realidade, só não vê quem não quer.
Rap não é música de ladrão, mas de pessoa consciente.
Criminalidade zero.
Movimento consciente."
Alexandre S. da Silva (São Paulo, SP)

"Escuta aqui"
"É a segunda vez que escrevo para reclamar dessa coluna e daquele que a assina. O Folhateen é muito bom, mas está se 'contentando com muito, muito pouco'. Estou cansada de ler as reclamações semanais do sr. Álvaro, e a gota d'água foi o texto sobre seu desgosto com a chamada 'mesmice cultural reinante neste país'. Nunca entendi por que a ocupação do jornalista, empregado da 'Rede Globo', vinha discriminada no fim da coluna. Vou tentar adivinhar: deve ser para lembrar que o cara que achincalha grandes nomes da música brasileira é o editor-chefe de um dos nossos fantásticos-nossos-de-cada-domingo (que inclui o 'Tudo por Dinheiro', concurso de bumbuns etc.)."
Joice Yoshimura (Brasília, DF, via e-mail)

Influência Hemp
"Sobre o e-mail de Tiago Perez e Giuliana Bracciali (11/8), gostaria de dizer que eles estão completamente enganados. O Planet Hemp influencia, sim, os jovens a usar maconha, pois tem a seu favor o maior meio de comunicação entre os jovens: a música.
A pessoa que se influencia não é ignorante. É apenas uma vítima. Acho que o Tiago e a Giuliana nunca tiveram entre seus amigos usuários de drogas que morreram de overdose. Mas, mesmo assim, gostaria de falar que sinto profundo respeito pelo trabalho do Planet Hemp e que sou contra o fato de eles serem impedidos de dar shows, como aconteceu recentemente em Salvador."
Francisco Faé (via e-mail)

Trekker x trekker
"Pelo conteúdo da carta de Fernando Mafra (4/8), percebe-se que ele assistiu atrasado ao programa 'Saturday Night Live', em que o convidado, William Shatner (Capitão Kirk), expôs a mesma coisa -'Por que vocês andam fantasiados e ficam em casa assistindo a episódios em vez de sair com os amigos?'. Mas claro que aquilo era uma sátira.
O leitor não é, nunca foi e nunca será um trekker. Ele cita com ironia as orelhas de Spock (um dos mais queridos personagens de 'Star Trek'), acha que os uniformes são fantasias e diz que os trekkers uniformizados são 'indivíduos'. Resumindo, os 'indivíduos', como ele diz, são os verdadeiros trekkers (não que os não-uniformizados não sejam). Andam assim para divulgar o movimento. Nós, trekkers, temos uma vida normal, trabalhamos, saímos muito para nos divertir e temos muitos amigos.
Na verdade, achamos que é ele quem quer aparecer e não consegue. Finalizando, 'Vida Longa & Próspera' para todos os fãs de Star Trek e ao Folhateen, que sempre dá atenção aos trekkers, uniformizados ou não."
Alexandre Govastki
(presidente fundador da Associação dos Colecionadores de Cards Star Trek & X-Files) (São Paulo, SP)

Folhateen: al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01202-900. E-mail: Folhateen@uol.com.br. Mande seu nome completo, idade, endereço e telefone

Próximo Texto: Não consegue fazer sexo anal? Antes, pense se é o que você quer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.