São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roteiro Galileu gira em torno de Bolonha

Cidade é base para visitar passado do cientista

DA REDAÇÃO

Se na sua próxima viagem à Itália você quiser seguir os passos de um gênio, hospede-se em Bolonha, cidade entre Pádua e Pisa e base conveniente para visitar lugares relacionados a Galileu Galilei.
Nascido em Pisa, em 1564, ele estudou na universidade local. A casa em que ele viveu na Via Santa Maria ainda está de pé.
Inevitavelmente, a torre pendente e a catedral da cidade guardam passagens referentes a Galilei.
Na catedral, há um candelabro. Reza a lenda que, durante uma missa, Galilei notou que -independentemente da força do vento- o movimento do candelabro era constante. Teria, assim, descoberto a teoria do pêndulo.
Numa lenda mais difundida, Galilei teria demonstrado a teoria da aceleração constante arremessando duas balas de canhão -uma dez vezes mais pesada que a outra- do alto da torre de Pisa.
Infelizmente, esse experimento não aconteceu em Pisa e nem foi feito por Galilei, mas sim pelo holandês Simon Stevinus.
Galilei deixou seu posto como professor de matemática em Pisa e foi para a Universidade de Pádua em 1592. A instituição era um centro de anatomia e astronomia. Nicolau Copérnico estudara ali.
Em Pádua, um dos maiores triunfos de Galilei foi o desenvolvimento do telescópio. E foi esse instrumento que ele exibiu ao doge de Veneza em 1609, do alto do campanário na praça de São Marcos.
Com o telescópio, ele comprovou a teoria de Copérnico de que a Terra gira em torno do Sol. Em 1616, Galilei foi forçado pela Igreja a concordar em não defender a hipótese de Copérnico. Em 1624, ele se encontrou seis vezes com o papa Urbano 8º no Vaticano.
Condenado à prisão domiciliar pela Inquisição, Galilei passou seus últimos dias nos subúrbios de Florença, onde morreu em 1642.

Texto Anterior: Catástrofes levam turistas a Pompéia
Próximo Texto: Veneza espelha magia e mistérios do céu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.