São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Férias em Santiago inspiram Bausch

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

Uma curta temporada de férias em Santiago (Chile) trouxe inspiração para a coreógrafa alemã Pina Bausch, 57, criar "Cravos", peça de 1983 que ao lado de "Ifigênia em Táuris" compõe a temporada que o Tanztheater Wuppertal apresenta no Rio.
"Vi um belíssimo campo coberto de cravos, mas protegido por cães pastores alemães, que evitavam a aproximação", contou Bausch, que há sete anos não se apresenta no país. "Usei lembranças dos bailarinos, seus traumas, experiências e paixões para criar a coreografia."
Já "Ifigênia em Táuris" é uma interpretação da coreógrafa para a ópera composta pelo alemão Christoph Willibald Gluck (1717-1787) em 1779. Em dois atos, os bailarinos contam a vida trágica da sacerdotisa Ifigênia, obrigada a sacrificar qualquer estrangeiro que entre em Táuris. No papel principal está a bailarina brasileira Ruth Amarante.
"Soube em fevereiro que dançaria o papel no Rio e desde então tenho ensaiado sozinha enquanto a companhia seguia a programação normal. Só lamento que serão apenas três apresentações, o que talvez não me dê chance de crescer no papel", disse ela, há seis anos na companhia de Pina Bausch.
"Ifigênia em Táuris" será apresentada sexta, sábado e domingo. "Cravos" tem apresentações de 27 a 31 de agosto. Os ingressos custam entre R$ 10 e R$ 75.
(CG)

Texto Anterior: Tim Maia diz que quer ser senador
Próximo Texto: Promotora diz que juíza acreditou demais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.