São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amostra indica redução de CO

DA REPORTAGEM LOCAL

Levantamento da Cetesb comparando a qualidade do ar durante o mês de julho na cidade de São Paulo, entre 1992 e 1997, indica que o rodízio de veículos teria diminuído a poluição por monóxido de carbono (CO) neste ano.
No período entre 1992 e 1996, houve 14,3% dos dias com qualidade do ar inadequada. Em julho deste ano, apenas 3,2% (veja quadro ao lado).
O número de estações com qualidade boa aumentou -de 35,4% para 48,4%. Já o número de estações com qualidade regular pouco se alterou -de 49,7% para 48,4%.
No entanto, o levantamento, concluído ontem pela diretoria técnica da Cetesb, não pode comprovar a eficiência total do rodízio, diz o gerente de qualidade ambiental da Cetesb, Cláudio Alonso."É apenas um indicativo", diz.
Ele se mostra otimista com os resultados obtidos e diz que é necessário fazer a avaliação levando em consideração as condições atmosféricas dos diferentes períodos.
Em julho dos anos entre 1992 e 1996, 32% dos dias foram desfavoráveis a dispersão dos poluentes.
Em 1997, a taxa se manteve semelhante: 35% dos dias foram desfavoráveis.
"Como tivemos em julho deste ano mais dias desfavoráveis à dispersão dos poluentes e mais dias com qualidade melhor, vemos uma melhora que pode ter sido causada pela introdução do rodízio", diz Alonso.
Nos próximos dias a Cetesb deve divulgar o levantamento comparativo do mês de julho para outros poluentes, como o ozônio e as partículas inaláveis.

Texto Anterior: Autuações podem chegar a 500 mil
Próximo Texto: Ar piora e setembro deve ter rodízio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.