São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado distribui leite com coliforme fecal

ROBERTO COSSO
DA FT

O leite C distribuído pelo governo Mário Covas para mais de 700 mil crianças de 6 meses a 6 anos por meio de creches e entidades assistenciais tem mais coliformes fecais do que a legislação permite. Coliformes fecais são bactérias que habitam o aparelho digestivo e estão nas fezes dos animais.
O Instituto Adolfo Lutz analisou uma amostra do leite usado na merenda escolar do Estado. O resultado revela a presença de 9,3 coliformes fecais por mililitro. O limite máximo é 2.
A análise do produto foi pedida pelo deputado estadual Paulo Teixeira (PT-SP), depois da publicação da notícia que a Polícia Militar comprava leite B para seus cães.
Diarréia
A justificativa da PM era que "o leite C, além de água, contém muitas bactérias, que causam disenteria e desidratação dos animais, muitas vezes levando ao óbito".
O objetivo do programa de distribuição do leite é justamente atingir as crianças mais novas e mais carentes.
O Adolfo Lutz também identificou 240 coliformes de outros tipos por mililitro de leite -o máximo permitido é 10. De acordo com o médico Célio Levyman, essas bactérias podem até levar à morte.
Diferenças
As diferenças entre os leites B e C começam na hora em que a vaca é ordenhada.
Em São Roque (42 km de SP), onde a reportagem acompanhou a ordenha, o leite C é tirado manualmente, ao ar livre, em piso de terra e perto das fezes que se acumulam no local.
Em Piedade (98 km de SP), o leite B é tirado por ordenhadeira mecânica, em estábulo com azulejos brancos, após o úbere (mama) da vaca ser lavado com água e substância clorada e enxugado com lenços de papel.
O leite B é armazenado dentro de geladeira e o C, em temperatura ambiente, ficando, muitas vezes, horas no sol à espera do caminhão para levá-lo ao laticínio. Ali, o processamento do leite B é feito primeiro, para fazer com que o produto fique exposto ao ar o menor tempo possível.

Texto Anterior: "Caravana pela Paz" é organizada
Próximo Texto: Vigilância Sanitária quer refazer análise
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.