São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CVE acredita ter vacinado 1,9 milhão

DA REPORTAGEM LOCAL

O Centro de Vigilância Epidemiológica divulgou dados parciais sobre a campanha estadual de vacinação contra o sarampo no sábado. Até a tarde, cerca de 1,9 milhão de crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos tinham tomado a vacina no Estado de São Paulo.
O número corresponde a 69,8% das crianças que pertencem a essa faixa etária no Estado, uma população de cerca de 2,9 milhões de crianças em todo o Estado, segundo o CVE.
A meta da Secretaria de Estado da Saúde era vacinar contra sarampo pelo menos 95% das crianças entre 6 meses e menos de 5 anos.
"Esse índice de quase 70% de vacinação era o que esperávamos na primeira parcial da campanha", disse Mirian de Moura, do CVE. "O número está de acordo com os nossos prognósticos."
Segundo o CVE, os dados da parcial se referem a apenas 77% dos postos de saúde do Estado que trabalharam na campanha e foi fechado em torno das 15h30 de sábado -uma hora e meia antes de acabar a vacinação.
Dois infectologistas ouvidos pela Folha disseram que ainda é cedo para fazer uma análise definitiva dos resultados da campanha, mas não ficaram impressionados com os dados preliminares divulgados pelo CVE.
"Se o índice de vacinados não chegar a 90%, a campanha não terá dado certo", disse Eduardo Servolo de Medeiros, infectologista do Hospital das Clínicas e do Hospital São Paulo.
"Setenta por cento de cobertura vacinal é um índice muito baixo", disse o infectologista Vicente Amato Neto. "Esse número precisa subir bastante, mas vamos esperar um pouco para avaliarmos melhor a campanha."
Ambos defendem a vacinação de adultos para barrar o avanço da epidemia -medida, até agora, julgada ineficaz e desnecessária pelo CVE.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa. É transmitida pela saliva por meio de um espirro ou contato físico.
A doença provoca coriza, conjuntivite e manchas vermelhas na pele. Em casos graves, pode até levar à morte. Seis crianças já morreram devido à doença este ano no Estado.

Texto Anterior: Vacina contra sarampo continua até sexta
Próximo Texto: Suspeito faz exame, mas não recebe resultado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.