São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poluição aumenta problemas respiratórios

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

O pronto-socorro do Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas (HC), um dos maiores da cidade de São Paulo, registrou um aumento do número de pacientes atendidos com problemas respiratórios neste final de semana.
A média diária é de 60 a 70 pacientes com crises de asma e bronquite, rinite alérgica, otites (inflamação no ouvido), gripes ou resfriados. Ontem e no domingo, o número de atendimentos subiu para mais de cem por dia.
Segundo o médico responsável pelo departamento, Richard Voegels, parte do aumento pela procura ao pronto-socorro foi causada pelo agravamento da poluição.
"Quando a umidade do ar diminui e os poluentes se concentram, a mucosa que reveste todo o aparelho respiratório fica irritada, incha e produz secreção. Isso enfraquece a defesa contra as bactérias e vírus", explica.
Asma e bronquite
Voegels diz que a gripe é a principal reclamação dos pacientes nessa época do ano, seguida por reclamações de asma e bronquite.
Segundo ele, há recomendações simples que podem ser adotadas para diminuir a ocorrência dessas doenças. Para deixar o ambiente menos seco, é recomendável usar um vaporizador ou mesmo colocar uma bacia de água no quarto, quando for dormir.
"É importante também evitar contato com cigarros, mofo e pó. Uma boa dica é lavar com frequência a roupa de cama e malhas de lã, que acumulam muita poeira."
Poluição piora
Comparação entre as três últimas segundas-feiras deste mês revela que a poluição atmosférica se agravou na Grande São Paulo (principalmente na capital) nos últimos dias (veja quadro ao lado).
No dia 4 de agosto, a Cetesb constatou apenas uma estação com qualidade inadequada e três boas. Na semana passada, houve uma melhora: uma inadequada e nove boas.
Entre as 15h de domingo e as 15h de ontem, no entanto, a situação piorou muito. A Cetesb registrou apenas uma estação com qualidade boa e três inadequadas. As outras 20 estavam regulares.
(FS)

Texto Anterior: A reciclagem dará certo
Próximo Texto: Securitário pede término de obras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.