São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exportador rejeita nova abertura nas importações

DA SUCURSAL DO RIO

O presidente da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil), Marcus Vinicius Pratini de Moraes, sugeriu ontem ao ministro da Fazenda, Pedro Malan, que o Brasil não faça mais nenhuma nova abertura a importações.
"O país já abriu tudo o que tinha que abrir", afirmou o empresário a jornalistas, após o encontro. "O que nós precisamos é de ação efetiva para abrir novos mercados e derrubar barreiras protecionistas nos Estados Unidos e na Europa."
Pratini lembrou que o Brasil enfrenta barreiras nos EUA contra suas vendas de ferro-liga, aço e suco de laranja e contra suas exportações para a Europa de produtos primários, como açúcar.
O presidente da AEB também voltou a sugerir a Malan um mecanismo que permita isentar de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) compras, no mercado interno, de insumos para fabricar produtos destinados à exportação.
Pratini também pediu que a isenção de IR (Imposto de Renda) na fonte sobre alguns pagamentos ligados a exportações -por exemplo, fretes-, prevista para vigorar até o fim do ano, se torne permanente.
Pratini e Malan se reuniram de manhã na representação do Ministério da Fazenda no Rio. Também participaram da reunião empresários como o presidente da Sadia, Luiz Fernando Furlan e o presidente da Varig, Fernando Pinto, entre outros.

Texto Anterior: Associação de bancos cria índice para facilitar avaliação de fundos
Próximo Texto: Negócios via Internet ganham maior destaque na Comdex
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.