São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Associação de bancos cria índice para facilitar avaliação de fundos

Anbid calcula relação entre a rentabilidade e o risco

CHICO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO

A Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento) anunciou ontem a criação de dois índices que vão permitir ao investidor saber qual a relação entre o que ele poderá ganhar com sua aplicação financeira e o risco que ele corre ao aplicar seu dinheiro em um determinado fundo.
O primeiro ranking dos fundos de investimento feito com base nos novos índices mostrou que o risco de uma aplicação em um fundo de ações que prometa remuneração com base no Ibovespa (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo) pode ser até 40 vezes maior que uma aplicação em fundo de renda fixa de 60 dias.
Os novos índices são chamados Índice de Sharpe e Índice Andib. O primeiro leva o nome do norte-americano William Sharpe, Prêmio Nobel de Economia de 1990, e define a relação entre o retorno que dinheiro deu e o risco a que ele foi exposto com a aplicação.
Já o Índice Anbid faz o ranking de cada categoria de fundos de investimentos, comparando semanalmente os fundos incluídos naquela categoria pelo retorno dado em relação ao risco corrido.
"O objetivo é dar maior transparência aos fundos de investimento", disse o presidente da Anbid, Pedro Henrique Mariani.
Ranking

Texto Anterior: BC decidirá amanhã sobre rota dos juros
Próximo Texto: Exportador rejeita nova abertura nas importações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.