São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Masp inaugura 7ª edição da Coleção Pirelli

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Museu de Arte de São Paulo (Masp) inaugura hoje a sétima edição da Coleção Pirelli/Masp de Fotografia, que também homenageia o cinquentenário do museu e o Dia Internacional da Fotografia.
São 63 obras inéditas de 17 fotógrafos, entre eles Emídio Luisi, German Lorca, Cristiana Carvalho, Cláudio Feijó, Marcel Gautherot, Márcia Ramalho, Hildegard Rosenthal e Alice Brill.
Um espaço especial foi dado ao fotógrafo Miguel Rio Branco pelo projeto pessoal que está desenvolvendo desde o início da carreira.
Os registros enfocam fragmentos da dor do homem brasileiro, criando imagens poéticas retratadas com grande força política.
A homenagem é a retrospectiva das mostras anteriores, apresentando 93 fotos de 86 autores.
No conjunto, destacam-se o francês Pierre Verger (1902-1996), que revelou os cultos afro-brasileiros, e o baiano Mário Cravo Neto. Os temas jornalísticos dos anos 40 e 50 estão focalizados nos trabalhos de Jean Mazon e José Medeiros. Os de publicidade, nas fotos de Chico Albuquerque.
As tendências fotojornalísticas dos anos 80 e 90 estão presentes nos trabalhos de Jorge Araújo e Antonio Gaudério, repórteres fotográficos da Folha.
A coleção Pirelli/Masp foi concebida por Piero Sierra, em 1990, na época, diretor da Pirelli no Brasil, e pela direção do Masp. O objetivo era realizar com a fotografia brasileira um trabalho de caráter permanente, sem a transitoriedade da mostra isolada.
Após sete anos, a coleção ganhou notoriedade e se tornou um documento para a compreensão da fotografia contemporânea brasileira. Hoje, possui mais de 400 obras de 109 autores, produzidas entre as décadas de 40 e 90. "É uma operação cultural com estrutura pensada e repensada pelos seus curadores", disse Anna Carboncini, da organização do evento.
A partir de amanhã, a prévia da mostra, com 36 fotos, estará no site do museu na Internet (www2.uol.com.br/masp/).

Exposição: Coleção Pirelli/Masp de Fotografia
Onde: Museu de Arte de S. Paulo (1º andar) (av. Paulista, 1.578, tel. 011/251-5644) Quando: hoje, às 19h; até 28 de setembro
Quanto: R$ 8 (adultos) e R$ 4 (estudantes)

Texto Anterior: Esquerda e direita viraram um Fla x Flu histórico
Próximo Texto: Personalidades descobrem o Brasil na TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.