São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sobrinho-neto prepara biografia

JOSÉ GERALDO COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O livro "Humberto Mauro - O Pai do Cinema Brasileiro", que será lançado hoje no Instituto Cultural Itaú, tem duas particularidades: foi escrito pelo sobrinho-neto do biografado, André Felippe Mauro, e segue a estrutura de um roteiro cinematográfico.
André Fellipe -que é ator, dramaturgo e roteirista- explica que seu objetivo inicial era fazer um filme sobre o tio-avô, mas que acabou optando por publicar primeiro o resultado de sua pesquisa em livro, para homenagear o centenário do cineasta e chamar a atenção para o projeto de filme.
O volume é uma colagem de cenas marcantes da vida de Humberto Mauro, entremeada com informações que as contextualizam.
Não há propriamente informações relevantes que já não estivessem nos livros sobre o diretor, sobretudo os obrigatórios "Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte", de Paulo Emílio, e "Humberto Mauro, Sua Vida, Sua Arte, Sua Trajetória Cinematográfica", organizado por Alex Viany.
O grande mérito do novo livro, além de condensar as informações dessas outras obras, é dramatizar passagens da vida do diretor.
Para isso, o autor valeu-se um tanto das conversas que teve com seu avô Haroldo Mauro (irmão de Humberto) e outro tanto da própria imaginação.
Foi muito feliz na escolha das cenas. Por exemplo, a primeira "sequência" mostra o menino Humberto Mauro e um amigo acompanhando intrigados a construção de uma usina hidrelétrica no rio em que costumam nadar, perto de Cataguases (zona da mata - MG). Nessa imagem primordial já estão as duas paixões que moveriam o cineasta por toda a vida: a natureza e a técnica.
Outros pontos altos do livro são as descrições das filmagens do diretor, com suas engenhosas e baratas soluções técnicas.
Apesar do eventual desleixo da escrita (praga que infesta a maioria dos roteiros), "O Pai do Cinema Brasileiro" é ao mesmo tempo uma biografia vibrante e um painel de mais de meio século de cultura brasileira.
(JGC)

Lançamento: Humberto Mauro - O Pai do Cinema Brasileiro, de André Felippe Mauro
Quando: hoje, 19h
Onde: Instituto Cultural Itaú (av. Paulista, 149, 149, tel. 238-1700)

Texto Anterior: Funarte lança longas de Humberto Mauro
Próximo Texto: Mostra homenageia cineasta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.