São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra homenageia cineasta

JOSÉ GERALDO COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Para homenagear Humberto Mauro, cujo centenário de nascimento foi comemorado em 30 de abril passado, o Instituto Cultural Itaú programou uma grande retrospectiva de seus filmes, uma exposição de fotos e o lançamento do livro "Humberto Mauro - O Pai do Cinema Brasileiro", de André Felippe Mauro.
A mostra de filmes, que começa hoje e vai até 7 de setembro, inclui oito longas-metragens e nove curtas do cineasta. A mostra fotográfica reúne 40 imagens, entre cenas de filmes e fotos do diretor feitas por José de Almeida Mauro (seu filho) e Fernando José Alves.
O destaque, entre os longas programados, é o clássico absoluto "Ganga Bruta", de 1933, segundo filme sonoro do diretor, programado para 5 de setembro. É uma história de amor e assassinato que até hoje impressiona por sua vitalidade.
"Brasa Dormida", "Sangue Mineiro", "Argila", "Canto da Saudade" e "Descobrimento do Brasil" (que abre o evento) são outros títulos obrigatórios da mostra.
O enredo aventuresco de "Tesouro Perdido", somado à chance de ver o jovem Humberto Mauro num papel de vilão, vale o esforço de suportar uma cópia ruim, com imagens escuras e chuviscadas.
Mas a retrospectiva é também uma ótima oportunidade para conhecer alguns curtas preciosos do cineasta, como o documentário mudo "Carro de Bois", feito para o Instituto Nacional de Cinema Educativo (Ince) em 1945, ou "Engenhos e Usinas", realizado em 1955 dentro da série "Brasilianas", sem falar na pequena obra-prima "A Velha a Fiar" (1964).
Trabalhando para o Ince entre 1936 e 1964, Humberto Mauro realizou mais de 300 documentários sobre todos os assuntos imagináveis, de Machado de Assis ("Um Apólogo", 1939) ao "Preparo e Conservação dos Alimentos" (1955), passando pelo pássaro "João de Barro" (1956), para citar três que estão na mostra.
O que só demonstra que Humberto Mauro aliava seu enorme talento criador a um generoso anseio pedagógico de mostrar o Brasil aos brasileiros.
(JGC)

Evento: 100 Anos de Humberto Mauro (mostra de filmes e fotos)
Quando: de hoje a 7 de setembro
Onde: Instituto Cultural Itaú (av. Paulista, 149, tel. 011/238-1700)

Texto Anterior: Sobrinho-neto prepara biografia
Próximo Texto: Almeida Prado ganha homenagem em livro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.