São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Material pode ajudar a recompor nervos

DA "REUTER"

Pesquisadores norte-americanos descobriram que um novo material pode ser utilizado para ajudar a recompor nervos danificados, segundo estudo publicado na edição de ontem dos "Proceedings" da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
O novo material é o polipyrrole, um plástico experimental. Ele foi testado em ratos sem problemas de rejeição e funcionou adequadamente para ajudar na recomposição de tecidos nervosos, segundo Robert Langer e colegas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e da Universidade Harvard.
A equipe de cientistas tentou recompor tecidos nervosos, mas encontrou dificuldades para conectar as células que nasciam. Eles precisavam de material que fizesse a transmissão de impulsos elétricos entre elas. O novo plástico chamou a atenção de Langer por ser condutor de eletricidade.
Os cientistas acreditam que o polipyrrole poderá ajudar a recompor nervos periféricos danificados em acidentes, como os da mão e do rosto, além das cordas espinais. Mas eles afirmam que precisam tornar o novo material biodegradável para que ele possa ser implantado sem riscos para as conexões e células nervosas.

Texto Anterior: Rússia e Tchetchênia discutem acordo de paz
Próximo Texto: Mina antitanque mata 12 civis em Burundi; Após 158 anos, escola dos EUA aceita mulher; Mortos no Quênia chegam a ao menos 35; Colômbia cancela eleição em 10 cidades; NY detém dois policiais acusados de tortura; Clinton quer ampliar fundo em US$ 50 bi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.