São Paulo, sexta-feira, 22 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Furtado retrata isolamento urbano

JOSÉ GERALDO COUTO
ENVIADO ESPECIAL A GRAMADO

É curiosa a trajetória do cineasta gaúcho Jorge Furtado. Depois de projetar-se internacionalmente com o curta ensaístico "Ilha das Flores" (1989), deixou que outros repetissem sua fórmula à exaustão e partiu para outra coisa: a experimentação de novas estruturas narrativas.
"Angelo Anda Sumido", que passa hoje no Festival de Curtas de São Paulo, é mais um passo nesse caminho, que inclui a experiência do cineasta como roteirista e diretor de programas da Rede Globo, sobretudo da "Comédia da Vida Privada".
No novo curta, Furtado parte de uma situação banal -um jovem sai de casa pensando em jantar com um amigo- para traçar um retrato expressivo do que é a vida hoje nas grandes cidades brasileiras: um emaranhado de grades, de ruas sinistras em que não convém passar, de hostilidades difusas e medo generalizado.
Há uma tensão surda entre o que entra no filme como se fosse por acaso -o lixo na rua, os mendigos, a conversa disparatada de porteiros e taxistas, a deterioração urbana- e a trajetória individualista e banal do protagonista, que só pretende comer e voltar para a sua casa.
Diante desse objetivo primordial -enunciado já na primeira fala, em "off"-, o "outro" (seja ele o porteiro, os mendigos, o taxista, o vigia, e até mesmo o seu amigo Angelo) é apenas um empecilho do qual o protagonista precisa se livrar.
Se extrai toda a sua força desse confronto entre o casulo individual e a realidade hostil do espaço outrora público, Jorge Furtado investe numa opção ousada e quase suicida de final: a ausência de desfecho, como demonstração do teorema de que o "outro" só estorva o protagonista.
A odisséia urbana termina quando este come um prosaico cachorro-quente.

Mostra: 8º Festival Internacional de Curta-metragens
Onde: Museu da Imagem e do Som (av. Europa, 158, Jardim Europa, tel. 011/280-0896)
Quando: hoje, a partir das 18h Quanto: grátis

Texto Anterior: Festival traz curtas para todos os gostos
Próximo Texto: 'Mr. Bean' usa comicidade dos mal-entendidos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.