São Paulo, sexta-feira, 22 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Os Matadores" é road movie brasileiro

MARCELO RUBENS PAIVA
ESPECIAL PARA A FOLHA

É lá que está o babado, na fronteira do Oeste brasileiro. Se eu fosse cineasta, só filmava lá. Pegava minha câmera, um grupo de excelentes atores e andava catando gente brasileira e suas histórias.
A idéia não é nova. "Iracema, uma Transa Amazônica", de Jorge Bodansky, lá do começo dos anos 70, era isso.
"Os Matadores", de Beto Brant, que estréia hoje, é quase isso, com uma diferença: tem um roteiro cheio de truques para levar o espectador a grudar os olhos na tela.
Ele pegou um conto homônimo do amigo Marçal Aquino e com R$ 400 mil e 27 dias de filmagens fez um filme que há muito se espera.
É uma história muito bem amarrada sobre matadores de aluguel que "trabalham" onde o Brasil faz a curva. Aliás, onde a América Latina não tem ilusões: fronteira do Brasil, Bolívia e Paraguai.
Os sotaques se misturam, os personagens bebem uísque falsificado, seus narizes escorrem, suas roupas estão encardidas.
Chico Diaz é o protagonista. E deita e rola do papel de um matador paraguaio, adepto do anacrônico 38. Que ator é Chico Diaz.
Em sua primeira grande cena, a sua estréia como matador, ele está parado num ponto de ônibus, à espera de sua vítima. Um segundo plano sequência longo é dele, num quarto, à espera da rica perua (Maria Padilha), esposa de um rico empresário do rico Centro-Oeste.
Paralelamente, dois matadores esperam, num posto de estrada, alguém que nunca chega. São eles que, por meio de seus flash-backs, amarram a trama. E é quando a platéia se delicia com a interpretação de Murilo Benício e seus tiques de bandidinho metido. O moderno, que prefere uma automática.
A pergunta que se faz não é por que eles matam, mas para quem, já que estão no ofício para dar sustento às suas famílias, por dom, por profissionalismo.
"Os Matadores" é um excelente representante da geração de cineastas que se formou no curta e está louca para trabalhar.

Filme: Os Matadores
Produção: Brasil, 1997
Direção: Beto Brant
Com: Chico Diaz, Maria Padilha
Quando: a partir de hoje, nos cines Olido 3, Lumière 1 e Espaço Unibanco de Cinema - sala 1; sessões especiais hoje, 29 de agosto, 5 e 12 de setembro, às 23h, no Espaço Unibanco de Cinema

Texto Anterior: "A Lente" é previsível
Próximo Texto: Ator Chico Diaz retorna às origens paraguaias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.