São Paulo, sexta-feira, 22 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Municipal recebe "Otello"

JOÃO BATISTA NATALI

Uma grande ópera e dois bons elencos têm de tudo para dar certo na mesma produção. É este o prognóstico otimista em torno do "Otello" que o Teatro Municipal se prepara para encenar, em cinco récitas, a partir da próxima terça-feira.
Foi o penúltimo grande trabalho lírico de Giuseppe Verdi (1813-1901), uma parceria com o poeta e libretista Arrigo Boito (1842-1918), com quem faria ainda "Falstaff". Ao estrear "Otello", em 1887, Verdi não tinha mais nada para provar a si mesmo ou aos seus seguidores. Utilizou mesmo em sua linguagem lírica um brilho e uma sutileza inovadores ao traduzir a tragédia shakespeariana.
A Orquestra Sinfônica Municipal estará sob a direção de seu titular, Isaac Karabtchevsky. Revezam-se no papel-título os tenores Kristjan Johannsson e Vladimir Bogachov.
Desdêmona será num dos elencos a soprano norte-americana Aprile Millo, que foi Amélia em "Un Ballo in Maschera", montado neste ano em São Paulo. Ela se revezará com a grega Dimitra Theodossiou, de carreira mais recente.Os dois barítonos no papel de Iago têm os currículos mais densos da produção. Renato Bruson já gravou praticamente o principal de Verdi, sob a direção de maestros como Abbado, Karajan, entre outros. Eduard Tumagian possui ao menos sete óperas gravadas e é hoje um dos grandes nos repertórios de Verdi e Puccini.

ÓPERA "OTELLO" - Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, região central, tel. 222-8698). 1.585 lugares. Ter.: 20h30. Até 2/09. Ingr.: R$ 5 a R$ 50.

Texto Anterior: 'Filho: leve seu pai ao show dos Titãs'
Próximo Texto: Simon Rattle rege orquestra inglesa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.