São Paulo, sábado, 23 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preços sobem quase 1% em uma semana

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Apesar de os índices gerais de preços estarem apontando deflação, os supermercados de São Paulo registraram nesta semana o maior reajuste de preços desde o final de janeiro. A alta, em média, foi de 0,97%, conforme pesquisa do Datafolha. Nos hipermercados, o aumento foi de 0,67%.
Mas a contradição com a Fipe, que acaba de divulgar a maior deflação desde junho de 1957, é só aparente. A alta nesta semana foi concentrada em um setor: industrializados. No IPC da Fipe, outros itens, em queda, compensam a elevação dos industrializados.
Produzidos por grandes empresas, os bens industrializados estão chegando ao varejo com uma remarcação silenciosa de preços. O mercado, às vezes, fica à mercê dessas empresas, diz o diretor de uma rede de supermercados.
Para ele, apesar da concorrência e das vendas em baixa, esse setor consegue adequar produção e recuperação de custos. Isso não ocorre com produtos agrícolas, que pagam pela falta de estrutura na comercialização e são mais dependentes do mercado, afirma.
A pesquisa do Datafolha mostra que neste ano os produtos de higiene acumulam reajuste de 19%, enquanto os de limpeza ficaram 18% mais caros.
No mesmo período, o reajuste médio dos cem itens pesquisados pelo Datafolha atingiu 4,8% em São Paulo.
Após a pressão dos industrializados, o consumidor paulistano vai começar a perceber no bolso dois novos aumentos que já estão sendo repassados para os supermercados: arroz e óleo de soja.
Diferenças
O desencontro de taxas entre Fipe e Datafolha ocorre devido a três pontos básicos. Primeiro, a pesquisa do Datafolha não inclui vestuário, o principal responsável pela deflação atual da Fipe.
Segundo: a taxa da Fipe é quadrissemanal, ou seja, compara a evolução de preços de quatro semanas em relação às quatro anteriores. A do Datafolha compara preços de uma semana para outra.
Por último, a Fipe trabalha com ponderação -cada produto tem um peso específico. No Datafolha não há essa ponderação.

Texto Anterior: Ameaça de boicote já atinge 4 Estados
Próximo Texto: Ford espera vender 350 mil carros em 98
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.