São Paulo, sábado, 23 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aborto; Como ficou; Transparência; Exemplo; União; Memória fraca; Ensino superior; Prevenção; Protesto

Aborto
"Parabéns ao bispo de Anápolis, d. Manoel Pestana Filho, pela defesa ao direito do feto: 'O único inocente que paga pelo erro' dos outros."
Carlos Alberto dos Santos Dutra, coordenador diocesano do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), diocese de Três Lagoas (Três Lagoas, MS)
*
"Sobre o projeto que obriga o SUS a realizar os abortos permitidos por lei: as forças ocultas interessadas no controle populacional do Brasil obtiveram mais uma vitória.
Agora o povo brasileiro será esterilizado às expensas do próprio governo."
João G. Barbedo Marques (Rio de Janeiro, RJ)
*
"A decisão pelo aborto é um direito personalíssimo.
Pretender impedir que o sistema público de saúde esteja obrigado a executar um ato médico legal e plenamente pretendido pelos interessados contribui simplesmente para perpetuar a exclusão do segmento social que não pode pagar por esse ato."
Luiz Fernando de A. Figueiredo (Osasco, SP)

Como ficou
"Em relação às reportagens de 17/8 e 19/8 sobre a utilização de impostos sobre cigarros e bebidas alcoólicas para subsidiar ações de saúde, gostaria de lembrar que essa tendência moderna, já observada em outros países, foi em 1995 motivo de projeto de lei do senador Pedro Piva, que estimou que tal medida poderia gerar uma arrecadação adicional de R$ 3 bilhões para o setor da saúde.
Não seria interessante saber a quantas anda esse projeto?"
Raul Cutait, ex-secretário de Saúde do Município de São Paulo (São Paulo, SP)

Transparência
"Chocante a entrevista com o novo secretário municipal da Educação, Ayres da Cunha.
Já que ele foi tão explícito ao declarar que 'precisa conciliar a administração com os interesses políticos dos vereadores' e que 'quase todos os delegados são apadrinhados pelos vereadores', gostaria que fosse ainda mais explícito e informasse os nomes daqueles vereadores."
Giulia Pierro, do Fórum Municipal de Educação (São Paulo, SP)

Exemplo
"Parabéns ao governador Jaime Lerner pela assinatura do decreto que possibilita a indenização de ex-presos políticos e torturados no seu Estado entre 1961 e 1979.
Que sirva de exemplo aos demais governadores de Estado."
Paula Sapir Febrot, segunda vice-presidente da Ulam -União Latino-americana de Mulheres (São Paulo, SP)

União
"Entregue as armas. Quem?
Quem está usando armas na periferia não as entregará, muito menos as trocará por cestas básicas, pois está defendendo muito mais que isso.
Os seguranças, como os moradores das áreas nobres, também não as entregarão, como também não as entregarão a classe média, que está desesperada.
Não tem solução. Ou se juntam a nós na periferia para formarmos um coral pela educação, saúde, cultura, esporte, lazer e segurança para todos ou então..."
Luiz Carlos dos Santos, coordenador do Movimento "Tome uma Atitude Zona Sul, Pela não Violência" e do Centro de Orientação e Educação à Juventude, seguem-se mais 31 assinaturas (São Paulo, SP)

Memória fraca
"Quando da Guerra das Malvinas, comentava-se que quem deu apoio logístico aos ingleses foram os americanos... Naquela guerra morreram muitos argentinos.
Não é de estranhar que de uma hora para outra primeiramente eles sejam premiados com a abolição de visto de entrada e agora com a condição de 'aliado militar íntimo'.
Será que os argentinos têm memória tão fraca ou já estão desinteressados pelo Mercosul?"
Abrão Sala (São Paulo, SP)

Ensino superior
"Li revoltada o editorial 'Distorção universitária' (18/8). Será que a Folha realmente analisou o universo dos jovens que frequentam a universidade?
A classe B, hoje, está mais que achatada, ela está sufocada!
Quem passou anos vendo o imposto de renda comer, e bem, seu salário quer ter pelo menos o direito de ver seus filhos frequentarem uma universidade não paga.
Por que a Folha não faz uma campanha para a melhoria do ensino público de 1º e 2º graus?"
Mariângela Borges (Curitiba, PR)
*
"Muito me desaponta o editorial com as sugestões deste jornal referentes ao ensino público superior gratuito, na mesma data em que diz estabelecer novas diretrizes editoriais.
Resumidamente, no editorial foi sugerido que 'os alunos que podem pagar pelo ensino superior, devem fazê-lo', reiterando os ataques que este jornal vem fazendo à universidade pública nos últimos anos.
Talvez sem pensar, este jornal está apregoando que, uma vez que a rede pública de ensino do 1º e 2º graus está sucateada, para que manter o ensino de 3º grau?"
João S.O. Bueno, coordenador do Centro Acadêmico de Pedagogia da Unicamp (Campinas, SP)

Prevenção
"Sobre o rodízio: a solução é uma campanha do governo incentivando o uso do GNV (Gás Natural Veicular) na frota paulistana.
É de conhecimento público que o GNV praticamente não é poluente, o que melhoraria em no mínimo 90% a situação."
Didier A. Hermann (São Paulo, SP)
*
"Entendo que o trabalho da Secretaria do Meio Ambiente do Estado promovendo o rodízio é dos mais sérios e que ao mesmo tempo denuncia um problema que vem se arrastando há anos.
Faz muito bem o sr. Fábio Feldmann em assumir também o programa de inspeção e controle da poluição de veículos, já que a prefeitura há muito fala nisso porém nada fez de concreto."
Valéria Mendonça (São Paulo, SP)

Protesto
"Vemos na página 9 do TV Folha de 10/8 uma legenda sob a foto do repórter Ratinho com referência a que ele teria 'educação londrina -que deve ser de Londrina-PR'.
Sou natural de Londrina. Fiquei indignado com a frase pejorativa.
Como ficou subentendido que a falta de educação impera na cidade de Londrina, fica aqui o meu protesto e indignação."
Fernando G. Martins (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Ato de prepotência
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.