São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Movimento vai usar pomba como símbolo

RUBENS VALENTE
DA AGÊNCIA FOLHA, EM JARAGUARI

A coordenadora-geral do acampamento do MSTR (Movimento Sindical de Trabalhadores Rurais) em Jaraguari (MS), Ivete Rodrigues Siqueira, 40, pretende confeccionar a bandeira oficial do acampamento ainda neste mês. Ela deve ser branca e com desenho de uma pomba -para não haver "confusão" com o MST.
"O pessoal do MST é muito 'brabo', pára o trânsito, põe fogo no asfalto. Nós não reivindicamos por meio de brigas", diz Siqueira.
O acampamento, batizado de "Gleba da Paz", fica em uma área urbana cedida pela Prefeitura de Jaraguari (a 45 km de Campo Grande). Há 184 famílias cadastradas pelo Incra, mas apenas 50 estão vivendo nos barracos.
O restante, segundo Ivete Siqueira, está em casas na cidade, com consentimento dos líderes. "Eles precisam trabalhar."
O grupo invadiu em 31 de agosto de 96 a fazenda São Bento, da qual 3.600 hectares teriam sido doados à prefeitura local no início do século para um projeto de colonização. Atendendo ordem judicial, 18 dias depois as famílias deixaram a fazenda. Depois, o MST organizou um grupo no município, que já invadiu e foi despejado cinco vezes de duas propriedades.
(RV)

Texto Anterior: Líder acusa o MST de infiltrar espiões
Próximo Texto: Para grupo rival, MSTR prejudica a reforma agrária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.