São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997 |
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Fura-fila terá vidros fumê e som ambiente Teste começa em dezembro ROBERTO COSSO
A São Paulo Transporte já definiu as principais características do fura-fila. A informação é do diretor de desenvolvimento da empresa, Washington Corrêa. O primeiro protótipo começa a ser testado em dezembro, em uma pista que será construída no autódromo de Interlagos (zona sul). O embarque e desembarque de passageiros será controlado por câmeras de TV. Uma outra câmera vai ajudar o motorista a dar marcha a ré. Quando o veículo andar para trás, um sinal sonoro vai advertir os motoristas de outros veículos e pedestres na rua. Há vários mecanismos de segurança: o fura-fila não andará com as portas abertas, terá limitador de velocidade e piso antiderrapante. Os veículos vão ser biarticulados (capacidade de 221 passageiros), elétricos e terão guias laterais que se deslocam por canaletas construídas no asfalto. "Eles também serão capazes de andar em ruas sem as canaletas, mas só vão fazer isso no trecho entre a garagem da empresa e a pista especial." Eles terão letreiros eletrônicos internos e externos, para indicarem o nome da linha e mensagens aos passageiros. Testes Os testes devem durar seis meses. Ele está sendo desenvolvido por três empresas: Volvo (chassi), Marcopolo (carroceria) e Powertronic (equipamentos eletrônicos). A prefeitura iniciou a tomada de preços para a construção da pista de testes do fura-fila, que vai até 2 de setembro. Em forma de "S" e com 1.200 metros de extensão e 2,70 metros de largura, ela será feita ao lado da reta oposta do autódromo e terá duas áreas de retorno. A pista vai simular distâncias entre estações de 500 a 700 metros. "Nas curvas serão testados a estabilidade do veículo, comportamento das roldanas e interação da rede aérea, que será semelhante à dos trólebus", afirmou Corrêa. A primeira linha (Sacomã-Parque D. Pedro 2º) vai ter 31 veículos, a um custo aproximado de R$ 700 mil cada. Todos eles vão ser comprados pela empresa que ganhar a concessão para explorar a linha. A prefeitura vai arcar com os custos de adaptação da pista, orçada em cerca de R$ 60 milhões. O fura-fila é uma das principais promessas de campanha do prefeito Celso Pitta. Texto Anterior: Chupa-cabra deixa a roça e vira febre no Rio Próximo Texto: Rodoanel será tema de debate na Folha Índice |
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