São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe brasileira agora quer se destacar no 'segundo escalão'

Depois de 25 anos, país se classifica para o Mundial

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil encerra hoje sua participação no Pan-Americano de pólo aquático contra a Colômbia, em Fort Lauderdale (EUA). A competição é seletiva para o Mundial. O Brasil já está classificado.
O Mundial será entre 8 e 18 de janeiro, em Perth, Austrália, junto com o Mundial de natação em piscina longa, nado sincronizado e saltos ornamentais.
O objetivo brasileiro será disputar uma boa colocação entre os times de "segundo escalão".
"Ainda não temos condições de superar os EUA e várias seleções européias como Espanha, Rússia, Grécia, Croácia, Hungria e Eslováquia", afirmou Maurício Galindo, 61, chefe da delegação brasileira que está competindo nos EUA.
O Brasil se classificou para o Mundial depois de vencer três das quatro partidas do Pan.
"Temos todas as chances de terminar a competição em primeiro lugar, com quatro vitórias. Mas só vamos festejar depois de enfrentar os colombianos", disse Galindo.
É a primeira vez, em 25 anos, que o país conquista uma vaga no Mundial. A última participação brasileira no evento foi em 1982, em Barcelona (Espanha), com a 14ª colocação.
Naquela ocasião, no entanto, os brasileiros só foram à disputa por causa da desistência de outro país.
Segundo Galindo, o pólo aquático masculino nacional evoluiu desde sua eliminação na seletiva para o último Mundial, em 1993.
O Brasil havia perdido para o Canadá, adversário que derrotou na última sexta-feira para garantir a vaga para a próxima competição.
O melhor resultado do time é o vice-campeonato no Pan-Americano de Mar del Plata, em 95.

Texto Anterior: Fase de classificação da WNBA termina hoje com bom público
Próximo Texto: Seleção elimina México e está na 2ª fase
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.